Últimas Notícias em destaque

Voltar

1ª Câmara Regional do TJPE julga 279 ações em sua primeira sessão ordinária

O presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, abriu a sessão ao lado dos desembargadores Eudes França, Carlos Moraes e Fábio Eugênio Oliveira Lima, componentes do órgão colegiado

A primeira sessão ordinária da 1ª Câmara Regional do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta quarta-feira (15/4), resultou no julgamento de 21 pedidos de habeas corpus e outras 258 ações oriundas de comarcas do Agreste e do Sertão. Instalado em Caruaru, o órgão colegiado manterá sessões todas as quartas-feiras, sempre a partir das 9h, a fim de julgar ações de natureza cível, criminal e fazendária.

O presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, abriu a sessão ao lado do presidente da Câmara Regional, desembargador Eudes França, e dos desembargadores Carlos Moraes e Fábio Eugênio de Oliveira Lima, também integrantes da 1ª Turma do órgão. Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário de Pernambuco ressaltou que a concretização da Câmara Regional catalisa desenvolvimento para o interior do Estado, uma vez que amplia acesso à Justiça para os pernambucanos.

"Uma coisa bela persuade por si mesma, sem necessidade de orador (William Shakespeare). Ninguém precisará dizer, neste instante festivo, o quanto a Primeira Câmara Regional de Caruaru será importante para os cidadãos do Agreste e do Sertão. Ela própria, a partir dos eficientes serviços que presta, será capaz de convencer a todos do acerto da providência de interiorização das atividades  do Tribunal", enfatizou Frederico Neves.

Os desembargadores componentes da Câmara Regional destacaram que a descentralização do 2º Grau de Jurisdição resulta de uma gestão preocupada em fazer a Justiça Estadual chegar a todos os pernambucanos. "Manifesto a alegria e satisfação em ter conosco nesta primeira sessão o digno presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, cuja gestão tomou a iniciativa de criar esta Câmara Regional", destacou o presidente do órgão colegiado, desembargador Eudes França.

"Esta nova Câmara tem sido uma experiência exitosa, na medida em que aproxima o TJPE da população do interior, e se mostra uma medida acertada do Tribunal", corroborou o desembargador Carlos Moraes. "A manifestação espontânea de apoio de diversos advogados da região e a demanda expressiva e crescente revelam que a Câmara Regional está, irreversivelmente, consolidada", salientou o desembargador Fábio Eugênio de Oliveira Lima.

2ª Turma – Até o fim do primeiro semestre deste ano de 2015, outros três desembargadores serão nomeados para compor a 2ª Turma da 1ª Câmara Regional do TJPE. As sessões ordinárias da 2ª Turma ocorrerão às quintas-feiras.

Inaugurada em dezembro de 2014, a Câmara é responsável pelas demandas do Agreste e do Sertão, beneficiando uma população de 2,3 milhões de habitantes que vivem no Agreste e 1,6 milhão que moram no Sertão. Começou a funcionar em 9 de fevereiro deste ano, julgando processos de forma monocrática pelos desembargadores que compõem a unidade.

.....................................................................................

Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE

Foto: Assis Lima | Ascom TJPE