Últimas Notícias em destaque

Voltar

1ª Câmara Regional do TJPE julga mais de 2.000 processos nos primeiros quatro meses de atuação

Órgão colegiado do TJPE, criado na gestão do presidente Frederico Neves, descentraliza os serviços do 2º Grau e beneficia população de 4 milhões de pessoas no Agreste e Sertão

 

Em atuação desde fevereiro de 2015, a 1ª Câmara Regional do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) julgou, em seus primeiros quatro meses de atuação, 2.003 processos. Instalado em Caruaru, o órgão colegiado mantém sessões todas as quartas e quintas-feiras, sempre a partir das 9h, com a finalidade de julgar ações de natureza cível, criminal e fazendária oriundas de comarcas do Agreste e Sertão. A unidade é a primeira a levar o 2º Grau de Jurisdição ao interior do Estado, compromisso do presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, quando de sua posse, em 2014.

A descentralização do 2º Grau de Jurisdição resulta de uma gestão preocupada em aproximar cada vez mais o Poder Judiciário de Pernambuco do cidadão. "A concretização da primeira Câmara Regional catalisa desenvolvimento para o interior do Estado, uma vez que amplia acesso à Justiça para os pernambucanos", sublinha o presidente Frederico Neves.

Seis desembargadores integram a Câmara Regional do TJPE em Caruaru: Carlos Frederico Moraes, Fábio Eugênio de Oliveira Lima, Márcio Fernando Aguiar, Humberto Vasconcelos, Waldemir Tavares e José Viana Ulisses Filho. A 1ª Turma realiza sessões às quartas-feiras, enquanto as sessões da 2ª Turma ocorrem todas as quintas-feiras.

A Câmara Regional do TJPE é responsável pelas demandas do Agreste e do Sertão de Pernambuco, beneficiando uma população de 2,3 milhões de habitantes que vivem no Agreste e 1,6 milhão que moram no Sertão. Foi inaugurada em dezembro de 2014 e deu início aos julgamentos em 9 de fevereiro deste ano, julgando processos de forma monocrática pelos desembargadores que compõem a unidade.

.....................................................................................

Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE

Foto: Assis Lima | Ascom TJPE