Notícias

Voltar

1º Seminário Ecos de Pernambuco abordou a gestão dos recursos hídricos

Encontro reuniu representantes do TJPE, TRT6, TRE-PE, TCE e Universidade Federal Rural de Pernambuco para discutir ações de responsabilidade socioambiental

 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participou, nesta quarta-feira (10/6), do 1º Seminário Ecos de Pernambuco: Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos. As atividades do evento foram realizadas de manhã, das 9h às 12h, na Sala do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), tendo continuado à tarde na Sala de Reunião do Anexo do Palácio do TJPE, das 14h às 17h.

O Encontro de Comissões Socioambientais de Pernambuco (Ecos de Pernambuco) é resultado de uma parceria entre o TJPE, o TRT6, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele foi instituído em setembro de 2014, com o objetivo de desenvolver ações que propiciem maior responsabilidade socioambiental dos tribunais, e conta com o apoio do Grupo de Gestão Ambiental de Pernambuco (GAMPE), da UFRPE.

O seminário buscou uma reflexão sobre as questões que envolvem a utilização da água, tanto em âmbito regional quanto nacional, a partir da compreensão do cenário atual. O encontro também procurou propor ações a serem adotadas pelas instituições envolvidas em relação à disponibilidade de água, bem como o uso mais consciente deste recurso e a ecoeficiência operacional, com pontos atrelados à consciência socioambiental.

O evento contou com a participação do chefe do Núcleo de Responsabilidade Social do TJPE, Ayrton Rocha, que ressaltou a importância da cooperação entre as instituições para que estratégias e técnicas sejam traçadas. Ele também levantou questões a respeito dos desafios para a gestão ambiental da água e as tendências de melhoria gerencial, técnica e operacional deste recurso.

O 1º Ecos de Pernambuco também abordou tecnologias para o uso eficiente da água, sugestões de como operacionalizar em cada um dos parceiros e promoveu um workshop a respeito da temática com gestores estratégicos de cada instituição participante para formular recomendações que possam ser adotadas.

............................................................................

Texto: Ruan Samarone | Ascom TJPE