Notícias

Voltar

9ª Semana do Meio Ambiente do TJPE promove diversas atividades

Marca da Semana do Meio Ambiente com uma folha estilizada

A 9ª Semana do Meio Ambiente acontece de 5 a 9 de junho com diversas atividades abertas ao público. No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o tema do evento será “Somos todos um: A Sustentabilidade e o Poder Público”. A abertura oficial acontece na terça-feira (6/6), às 10h, na rua Moacir Baracho, área externa do Edifício Paula Baptista, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Estarão presentes representantes do Judiciário estadual e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A Semana do Meio Ambiente é promovida pelo Núcleo de Sustentabilidade do TJ pernambucano. Confira a programação AQUI.

Em 6 de junho, o público terá a oportunidade de participar de oficinas de horta urbana e de pintura interativa; receber orientações sobre o descarte correto de resíduos sólidos; conhecer alimentação vegana; além de acompanhar feiras de artesanato e de produtos orgânicos com feirantes da Associação dos Produtores Agroecológicos e moradores das comunidades de Marrecos e Imbé, do município de Lagoa de Itaenga. Os servidores do Núcleo do TJPE também irão distribuir mudas de plantas.

O visitante poderá participar da oficina de horta urbana, na qual biólogos do Projeto Sustentari irão ensinar técnicas para criação e manutenção de uma horta em casa. Os participantes da oficina também poderão fazer um curso de horta suspensa. Quem deseja participar deve trazer duas garrafas plásticas (PET); os demais materiais serão fornecidos pelo Núcleo de Sustentabilidade.

Já a oficina de exposição e pintura será comandada pelo artista plástico André Soares do Movimento Catamisto. Ele vai trabalhar com técnicas utilizando materiais descartados e também fará exposição de seus quadros, no Centro Cultural Cícero Dias, na Secretaria da Fazenda, em frente ao Paula Baptista.

Durante toda a Semana do Meio Ambiente, entre 5 e 9 de junho, estações de coleta de resíduos estarão instaladas no Edifício Paula Baptista e no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Serão sete coletores onde as pessoas poderão deixar pilhas, baterias, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, medicamentos vencidos, vidro, metal, maquiagem, esmaltes, perfumaria, esponjas domésticas, plástico, papel, papelão e até livros que não servem mais para uso.

A ação é realizada pelo Comitê Ecos de Pernambuco, formado pelas seguintes instituições: TJPE, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
......................................................................................................................................
Texto: Rayama Alves – Com informações de Micarla Xavier | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Imagem: Núcleos de Publicidade e Design | Ascom TJPE