Notícias

Voltar

Ação da Cidadania promove mais 1,1 mil atendimentos a moradores do Recife

Senhora é atendida

Aposentada Maria José de Moura participou da instalação da unidade, em 2017, e utiliza os serviços oferecidos no local

Com mais de 1,1 mil atendimentos em cinco dias, a I Ação da Cidadania realizada na Casa de Justiça do Bongi, no Recife, promoveu a prestação de serviço à população em diversas áreas. Entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, moradores de diversos bairros da Capital receberam orientação jurídica e tiveram documentos emitidos de forma rápida e gratuita. Confira mais fotos no álbum do TJ pernambucano no Flickr.

Uma das pessoas atendidas durante a ação foi a aposentada Maria José Gonçalves de Moura, 75 anos, moradora do bairro do Bongi. Conhecida dos servidores da Casa de Justiça e Cidadania, ela participou da cerimônia de instalação da unidade em julho de 2017. “O pessoal se lembra de mim. Depois da inauguração, bom mesmo é ter o serviço. É muito bom, muito importante pra gente. Fiz meus exames e meu marido cortou o cabelo”, lembrou.

Durante a I Ação da Cidadania, foram oferecidos: acompanhamento jurídico; emissão de documentos, a exemplo identidade, CPF, certidões e carteira de trabalho; realização de exames preventivos e de imagem; e orientação com nutricionista e odontólogo. Além da Ação, a Casa de Justiça e Cidadania do Bongi já promoveu casamento coletivo e outras atividades voltadas ao bem-estar da comunidade local.

Com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e vinculadas ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), as casas de Justiça e Cidadania têm o objetivo de promover ações destinadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de problemas, além de possibilitar a aproximação com o Poder Judiciário. Com cinco unidades no Estado – duas no Recife, uma em Olinda, uma em Toritama e uma em Fernando de Noronha – também desenvolve atividades por justiça cidadã e conscientização sobre direitos.
.......................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE