Notícias

Voltar

Advogado José Eduardo Cardozo realiza visita institucional ao TJPE

Desembargador Leopoldo Raposo e advogado José Eduardo Cardozo

Desembargador Leopoldo Raposo e advogado José Eduardo Cardozo

O advogado José Eduardo Cardozo realizou uma visita institucional ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta segunda-feira (18/9). No Palácio da Justiça de Pernambuco, o primeiro local visitado foi o gabinete da Presidência, onde se reuniu com o presidente do Judiciário estadual, desembargador Leopoldo Raposo. Depois o advogado visitou o Salão Nobre, no 2º andar do prédio. No currículo, José Eduardo Cardozo acumula o exercício dos cargos de ministro da Justiça e de advogado-geral da União. Confira as fotos no álbum do Judiciário estadual no Flickr.

Na reunião, o advogado destacou o reconhecimento nacional dos juristas pernambucanos, a ética, o trabalho e os bons serviços prestados pelo TJPE. “O Tribunal de Justiça de Pernambuco se destaca no país como um dos mais importantes órgãos judiciais pela história construída ao longo dos seus 195 anos e pela credibilidade e ética com que julga os seus feitos. Temos aqui servidores e magistrados comprometidos em resolver da melhor forma possível as demandas da população”, afirmou.

Durante o encontro, o desembargador Leopoldo Raposo enfatizou a relevância do comprometimento do Judiciário com a sociedade e a busca pela promoção da justiça social. “O Brasil é caracterizado por disparidades sociais. Não podemos ficar estáticos diante dessa realidade. O Tribunal não tem a função só de mero julgador por isso investimos também na execução de projetos em comunidades carentes como a do Coque por meio de atendimentos básicos à população na área jurídica, de saúde e de capacitação”, disse.

Presentes – Também participaram da reunião, o 1º vice-presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira; os desembargadores Bartolomeu Bueno, Demócrito Reinaldo Filho, José Fernandes de Lemos e José Ivo Dantas; o diretor do Fórum de Petrolina, juiz Francisco Josafá; e o assessor da Presidência, juiz Alberto Freitas.

Currículo – José Eduardo Cardozo formou-se bacharel em direito em 1981 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), onde também concluiu mestrado em 1993. Tornou-se procurador do Município de São Paulo por concurso público em 1982, licenciando-se do cargo a partir de 1995. Retornou à função em 2016, passando a representar o Município de São Paulo perante os tribunais superiores, em Brasília. Também em 2016 passou a atuar na advocacia privada.

Atuou como ministro da Justiça nos dois mandatos de Dilma Roussef, que tiveram início em 3 de dezembro de 2010. Em 3 de março de 2016, Cardozo foi exonerado do cargo de ministro da Justiça e nomeado advogado-geral da União, permanecendo no cargo até o afastamento da presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal em 12 de maio de 2016. Atualmente exerce a advocacia num escritório em Brasília.
............................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE