Notícias

Voltar

Alunos do Justiça Libertadora concluem curso de inglês

Equipe de magistrados e servidores do TJPE e estudantes do curso de inglês básico do projeto Justiça Libertadora

A 2ª turma do curso de inglês básico do projeto Justiça Libertadora, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebeu, na quarta-feira (20/6) os certificados de conclusão do módulo. As aulas, que tiveram a participação de 49 estudantes com idades entre 13 e 18 anos, aconteceram no período de 9 de abril a 20 de junho, totalizando 60 horas/aula. O programa oferece, desde 2017, aulas de inglês e informática para jovens moradores da comunidade do Coque. A parceria acontece entre o TJPE, o Serviço Social da Indústria (Sesi-PE) e a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Confira as fotos da solenidade AQUI.

Em seu discurso, o presidente do TJPE, desembargador Adalberto Oliveira, falou aos estudantes sobre o esforço feito pelos seus pais para que os jovens tenham acesso à educação e às oportunidades que eles não tiveram. “O desejo de todos os pais é que vocês tenham uma vida melhor do que a que eles tiveram, com melhores condições. No futuro, vocês poderão ajudar seus pais e dar o conforto que eles não tiveram. Uma vida de tranquilidade, saúde e paz”, aconselhou.

O presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, entregando certificado de conclusão do módulo

O superintendente do Sesi-PE, Nilo Simões, falou dos desafios apresentados por um mundo cada vez mais exigente e competitivo, onde é preciso proporcionar educação e conhecimento aos jovens. “Ficamos felizes em participar do projeto Justiça Libertadora por, além de tudo, permitir ao cidadão estar ciente de seus direitos e obrigações. Gostaria de felicitar o Tribunal de Justiça pela inclusão que está proporcionando, permitindo aos jovens participar e vivenciar princípios e regras impostos a todos pela vida. Continuem estudando, lendo e acessando conteúdos em inglês, dessa forma terão muito mais oportunidades no futuro”, enfatizou.

Acompanhado da mãe, o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Rian da Silva Souza, revelou o gosto pela disciplina adquirido após o início das aulas. “Esse curso veio abrir portas pra mim, para uma matéria que eu não gostava, porque só sabia algumas palavras em inglês. Isso vem me ajudando muito porque eu passei a gostar de estudar essa disciplina e isso pode me ajudar no futuro quando eu fizer uma faculdade. Posso também viajar para outro país e agora penso em me aprofundar mais no idioma. Como a minha professora falou, a gente não vai sair do curso falando fluentemente, mas pelo menos as palavras do dia a dia a gente consegue entender, inclusive em músicas e séries”, disse.

Estiveram presentes à solenidade o assessor especial da Presidência, juiz João Targino; o gerente da unidade de Educação do Sesi-PE, Michael Groarke; a representante da Escola Monsenhor Leonardo Barreto, professora Maria de Lourdes Vasconcelos; e a gerente do Sesi Vasco da Gama, Jaqueline Moura.
.................................................................................................
Texto:  Amanda Machado  |  Ascom TJPE
Fotos: Francisco Shimada  |  Ascom TJPE