Notícias

Voltar

Assistência Policial Militar e Civil do TJPE ampliou ações de segurança durante o biênio 2016-2017

Presidente passando por catraca

A instalação de catracas nos prédios da justiça foi uma das ações de segurança implantadas pelo TJPE em 2017

A Assistência Policial Militar e Civil (APMC) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) apresentou um balanço de atividades realizadas durante o biênio 2016-2017. Durante a gestão do desembargador-presidente Leopoldo Raposo, o setor desenvolveu uma série de atividades voltadas à segurança e ao assessoramento técnico no Judiciário pernambucano.

O TJPE avançou nas ações de segurança com a vigilância eletrônica, através da instalação de 596 câmeras de monitoramento em operação nas edificações. Outro destaque foi a implantação do Sistema de Controle de Acesso, com o objetivo de melhorar a segurança na circulação de magistrados, servidores, advogados e público em geral. 

Foram realizadas vistorias técnicas e testes dos sistemas fixos de Prevenção e Combate a Incêndio (PCI). As inspeções foram promovidas pela Divisão de Operações e Segurança em apoio à Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) e à Diretoria de Infraestrutura (Diriest). 

Em evidência, a segurança preventiva em eventos especiais e nos juizados itinerantes, como Juizado do Folião e Juizado do Torcedor. Também foi relevante o apoio à Diretoria de Saúde através dos Bombeiros Militares que atuam nos postos médicos do TJPE. Nas unidades, foram registrados, em média, 500 atendimentos mensais.

Outra importante atuação da APMC/TJPE foi na Operação Inverno. Integrantes da equipe realizaram vistorias nos fóruns localizados nos 31 municípios afetados pelas chuvas e enchentes, que atingiram a Mata Sul e o Agreste pernambucano, em maio de 2017.

Planejamento operacional e tecnologia estiveram na base para a eficiência do trabalho. “A Assistência Policial Militar e Civil cumpriu o papel institucional de assessoramento às atividades do TJPE, baseado nas diretrizes da Presidência para o biênio 2016-2017. Cabe ressaltar as atividades no Interior do estado, com o apoio à Comissão de Segurança Institucional do TJPE. No período, a experiência com o auxílio da tecnologia proporcionou o avanço na área de segurança e prevenção”, destacou o chefe da APMC, tenente-coronel Valfrido Curvelo Júnior.

.........................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE