Notícias

Voltar

Cartório de Recursos para Tribunais Superiores (Cartris) entra em funcionamento no TJPE

 
Cartris funciona no térreo do Fórum Thomaz de Aquino, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife
 
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) instalou um novo serviço responsável por regular o processamento de expedientes de natureza processual destinados aos Tribunais Superiores. O Cartório de Recursos para Tribunais Superiores (Cartris) está funcionando no térreo do Fórum Thomaz de Aquino, na Rua Martins de Barros, nº 593, bairro de Santo Antônio. A unidade é responsável por processar recursos excepcionais que anteriormente, conforme o caso, eram movimentados nas Diretorias Cível e Criminal ou Secretarias de Câmara Regional, agilizando a sua tramitação. No local, o atendimento ao público em geral e aos advogados  ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
 
De acordo com Regimento Interno do Tribunal, a organização e supervisão do Cartris competem a 2ª Vice-Presidência. Sua missão é conferir uniformidade e celeridade à tramitação de petições judiciárias entre o TJPE e os Tribunais Superiores, prestando serviço mais eficiente ao jurisdicionado.
 
Advogados devem continuar interpondo o recurso especial, recurso extraordinário e recurso ordinário na Diretoria Cível (localizada no 1º Andar do Edifício Paula Baptista, bairro de Santo Antônio, Recife), Diretoria Criminal (térreo do Fórum Thomaz de Aquino) e Secretarias de Turmas de Câmaras Regionais (Rua Frei Caneca, s/n, Bairro Maurício de Nassau, Caruaru), conforme o caso.
 
A Instrução de Serviço nº 01/2015 da 2ª Vice-Presidência, publicada no DJE no dia 14 de agosto de 2015, regula os expedientes que a partir de então devem ser protocolados diretamente no CARTRIS.
 
De acordo com a juíza assessora especial da 2ª Vice-Presidência do TJPE, Luciana Magalhães, designada para resolver os casos não previstos na citada Instrução de Serviço, "a instalação de um cartório único especial para tramitação dos processos, especialmente os recursos excepcionais, entre o TJPE e os Tribunais Superiores conferirá ao processamento maior agilidade, com dedicação exclusiva do Cartris para essa tarefa", enfatiza a magistrada.
 
.........................................................................................................................
 
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE