Notícias

Voltar

Casa da Justiça do TJPE atende mais de 1.000 pessoas em ação no Coque

 
Moradores tiveram acesso a serviços diversos, como retirada de documentos e exames de saúde
 
A Casa da Justiça e Cidadania (CJC), órgão integrante do Sistema de Resolução Consensual do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), contabilizou 1.179 serviços à comunidade do Coque e áreas circunvizinhas no último mês de setembro. Esse é o balanço geral alcançado no evento VI Ação da Cidadania, que atende a população daquela comunidade, situada a 2,5 Km do centro do Recife, entre os bairros de São José e Afogados. 
 
Nesta sexta edição do evento, os serviços de saúde mais procurados foram medição de glicose (211 atendimentos), aferição de pressão (207) e oftalmologia (200). Em relação a demandas de cidadania, houve 117 atendimentos para expedição de segunda via de carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito. 
 
 
 
Pacientes que fizeram consulta oftalmológica que precisavam de exames complementares foram encaminhados à Fundação Altino Ventura
 
Nas consultas oftalmológicas, quando identificada a necessidade de realização de exames complementares e consultas, as pessoas são encaminhadas para Fundação Altino Ventura. Em relação aos 20 testes  de HIV e sífilis, entregues no mesmo dia, os casos de pacientes soropositivos foram encaminhados de imediato ao Posto de Saúde do Coque para tratamento. 
 
A VI Ação da Cidadania é resultado da parceria da CJC/TJPE com o governo do Estado, a Prefeitura do Recife e a Fundação Altino Ventura. A partir do contato da CJC, as entidades e órgãos fornecem o material e equipamentos e os profissionais. A CJC, desde 2012, localiza-se na Rua Cabo Eutrópio 178, bairro do Coque.
 
Mediação - A CJC atualmente realiza, gratuitamente, mediação em casos de pensão alimentícia, separação e divórcio, reconhecimento e término de união estável, guarda e visitação de menores, investigação de paternidade (DNA), reconhecimento de paternidade, aposentadoria, benefícios do Governo e Previdência, direitos do consumidor, direitos trabalhistas e Seguro DPVAT.
 
Também há possibilidade de outros atendimentos com advogado, assistente social e o psicólogo da instituição. Hoje, a Casa de Justiça conta com uma equipe formada por duas servidoras e quatro voluntários. Para conhecer mais sobre o órgão, acesse aqui.
 
.............................................................................................
 
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
 
Fotos: Wjay Records | Cortesia