Notícias

Voltar

Casa da Justiça e Centro Clarice Lispector promovem palestra sobre violência doméstica para moradores do Coque

A Casa da Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), instalada no Coque, na Ilha Joana Bezerra, e o Centro de Referência Clarice Lispector, da Prefeitura do Recife, promovem, nesta quarta-feira (28/9), uma palestra sobre violência doméstica contra a mulher para moradores da comunidade. O evento acontece às 16h, na Escola Creche Municipal Mãezinha do Coque, na Rua Guapirama, s/n.
 
Segundo a coordenadora da Casa de Justiça, Djanira Carneiro, o objetivo da iniciativa é prevenir e orientar as pessoas em casos de violência doméstica. "A Casa de Justiça já tem essa parceria com o Centro Clarice Lispector, que é especializado em casos de violência, e, no dia-a-dia, encaminhamos para lá as pessoas que chegam à nossa unidade, já que o espaço conta com estrutura de psicólogos, advogados e abrigamento para as vítimas. E eles encaminham para a gente muitas mulheres para questão de divórcio. Dessa relação, surgiu a ideia de realizarmos palestras nas escolas para falar sobre o que fazer, a quem recorrer em casos de violência. Buscamos a prevenção e orientação das pessoas", explicou.
 
Uma equipe interdisciplinar da Casa, formada pela assistente social Camila Almeida e pelo psicólogo Eduardo Mousinho, irá até à Escola junto com profissionais do Centro. O evento será voltado não só para as mães, mas para o público geral, formado por pais e adolescentes.
 
A Casa de Justiça e Cidadania é uma unidade multifuncional que visa a promover o desenvolvimento de ações destinadas à efetiva participação do cidadão e de sua comunidade na solução de seus problemas e sua aproximação com o Poder Judiciário. A unidade é ligada ao Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco e funciona na Rua Cabo Eutrópio, 178, Joana Bezerra.
 
Já o Centro de Referência Clarice Lispector é vinculado à Prefeitura do Recife e acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O Clarice conta ainda com um disk orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.
 
Mais - Nesta terça-feira (27/9), a partir das 14h, a equipe do Projeto Caminhos, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recife, promove encontro para tratar sobre enfrentamento à violência contra as mulheres. A reunião acontece no Espaço Várzea, localizado à rua Nova Luzitana, s/n, próximo à lombada da Várzea.
..........................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE