Notícias

Voltar

Casa da Justiça e Cidadania de Olinda lança Projeto Anjos em prol de crianças com microcefalia

Nomes anjos com asas saindo da letra a

A Casa da Justiça e Cidadania (CJC), órgão do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Nupemec TJPE), sediada na Faculdade de Olinda (Fooca), irá promover a entrega de fraldas e kits de higiene pessoal em prol de 600 bebês com microcefalia, no próximo sábado (20/5), das 8h às 15h, como parte da programação do evento “Ação Viva Olinda”. As doações serão entregues às entidades Aliança das Mães e Famílias Raras (Amar) e União de Mães de Anjos (UMA) para serem distribuídas entre as famílias assistidas pelas instituições.

“A medida é parte da primeira etapa do Projeto Anjos”, explica o coordenador da CJC/Olinda, Ricardo Borges. Ele aponta que a Casa foi convidada a participar da execução do projeto pelas idealizadoras da ação: a diretora do Clube de Diretores Lojistas de Olinda (CDL), Jacyra Cardoso; e a diretora administrativa da Fooca, Ana Sylvia Moutinho.

No “Ação Viva Olinda”, também está prevista a realização de rodas de conversas com mães de bebês com microcefalia; a coordenadora do Ambulatório de Microcefalia do Instituto de Medicina Integral professor Fernando Figueira (IMIP), Danielle Cruz; e a diretora do Hospital da Mulher, Isabela Coutinho Neiva. Elas irão orientar e esclarecer as mães e outros interessados sobre essa condição neurológica.

No decorrer do evento, voluntários da Casa de Justiça irão coletar dados das famílias e dos bebês. “Esse cadastramento irá possibilitar a eles um acesso mais facilitado à Defensoria Pública, a faculdades médicas, hospitais e a outros serviços públicos e privados, de acordo com as suas demandas, como também ajudará a organizar a segunda etapa do Projeto Anjos que prevê a promoção de shows de artistas pernambucanos”, esclarece Ricardo Borges. O coordenador da Casa da Justiça e Cidadania enfatiza que todas as participações profissionais, inclusive de artistas, são de cunho voluntário.

Atendimento – Também no sábado, em 26 salas da Fooca, além de toda a programação dedicada à crianças com microcefalia, estarão funcionando serviços como realização de mamografias, medição de pressão, exames de sangue, consultório com clínico-geral, nutricionistas e fisioterapeutas; cadastro para emissão de carteiras de identidade; serviços de corte e cabelo, entre outros. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo telefone da Faculdade: (81) 3366-3696.

Doações – Fraldas e produtos de higiene ainda podem ser doados. Os pontos de arrecadação são a CJC da Focca, localizada na Rua do Sol, 349, praça do Carmo. As doações também podem ser feitas na empresa de engenharia elétrica Real Energy (Fone: 3224-1004) e no Clube de Diretores Lojistas de Olinda (Fone: 3494-0966), que também apoiam o Projeto Anjos. Se a doação for mais de 50 pacotes de fraldas, a Real Energy disponibiliza um portador para buscá-las.

Casa da Justiça e Cidadania – Prevista no artigo 15 da Resolução 222/2007 do TJPE, a Casa de Justiça e Cidadania é uma unidade multifuncional do Nupemec, sob a coordenação do desembargador Erik Simões. A unidade visa a promover o desenvolvimento de ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade.
...................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Imagem: Casa de Justiça e Cidadania de Olinda