Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Casa da Justiça e Cidadania do TJPE promove oficina de formação profissional e emprego

Cerca de 20 jovens da comunidade do Coque participam da atividade

 

 

A Casa da Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (CJC/TJPE), localizada na comunidade do Coque, no Recife, promove no período de terça (14/2) a quinta-feira (16/2), das 13h30 às 16h, uma oficina com o tema empregabilidade. Participam da capacitação cerca de 20 jovens, moradores do bairro, cadastrados no Programa Nacional de Promoção ao Mundo do Trabalho (Acessuas), com idade entre 16 e 20 anos, e escolaridade mínima correspondente ao 9º ano do ensino fundamental.

“A meta da ação é inserir jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, priorizando aqueles já inclusos em programas socioassistenciais, assim como beneficiários de programas de transferência de renda”, afirmou a chefe do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania, Djanira Cunha.

Na oficina serão abordados temas relacionados à importância da comunicação, aos requisitos para o bom desempenho das funções no trabalho, à documentação necessária para admissão no emprego, à elaboração de currículo, e como se portar numa entrevista de emprego. A oficina será ministrada pela instituição de treinamento Direto ao Ponto.

Programa – O Acessuas Trabalho foi instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social através da Resolução nº18/2012. A iniciativa é efetivada em todo o país por meio de ações de articulação com políticas públicas de trabalho, emprego e renda e de mobilização e encaminhamento de pessoas a oportunidades de trabalho, com idade entre 16 e 59 anos.  Em Recife, a ação é realizada também em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Santo Amaro.

Casa – Prevista no artigo 15 da Resolução nº 222/2007 do TJPE, a Casa de Justiça e Cidadania é uma unidade multifuncional que visa a promover ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de seus problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania é vinculado à Coordenadoria Geral do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos. A unidade do Coque fica na rua Cabo Eutrópio, 178, no Recife. 
..............................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Ilustração: Núcleo de Design | Ascom TJPE