Últimas Notícias em destaque

Voltar

Casa da Justiça e Cidadania do TJPE realiza 270 atendimentos em um dia

Moradores do Coque, no Recife, formam fila em frente à Casa da Justiça e Cidadania do TJPE
Ação segue até sexta-feira (11/11) na comunidade do Coque, no Recife
 
Teve início, nesta segunda-feira (7/11), a 8ª ação da Casa da Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). No primeiro dia, 270 atendimentos – a exemplo de vacinações e testes oftalmológicos – foram realizados para moradores da comunidade do Coque. A atividade segue até sexta-feira (11/11), com emissão de documentos, consultas médicas, realização de exames e aplicação de vacinas. As fichas para atendimento durante esta semana começam a ser distribuídas diariamente a partir das 7h30, na sede da unidade, localizada na rua Cabo Eutrópio, 178, Ilha de Joana Bezerra, no Recife. Os serviços são oferecidos das 9h às 13h. Informações através do telefone (81) 31819313.
 
Na última edição do evento, foram realizados aproximadamente 900 atendimentos. Uma das participantes foi a manicure Joseane Saturnino dos Santos, de 40 anos, que voltou à Casa da Justiça para acompanhar esta edição. "Ano passado, eu vim, aí fui indicada para o Altino Ventura para fazer outros exames de glaucoma. Tudo é muito bem organizado, estou sendo acompanhada até hoje, com exame para ver a pressão ocular e outros. Agora vim fazer meus exames, porque é sempre bom a gente procurar saber como está o organismo da gente", disse a profissional autônoma.
 
Além das consultas médicas, Joseane dos Santos sabe que pode contar com a equipe da Casa da Justiça e Cidadania do TJPE em diferentes serviços. "Nunca precisei de outro tipo de orientação aqui na Casa da Justiça, mas, se precisar, eu sei que vou ter. Aqui está sempre aberto, sei que vai ter orientação e posso confiar porque tudo é muito bem feito e dá certo", declarou. Durante o ano, a Casa também oferece atendimento jurídico e psicossocial, além de mediação de conflitos.
 
Mulheres são atendidas em consultório montado na Casa da Justiça
No primeiro dia, 270 pessoas, de todas as faixas etárias, foram atendidas na Casa
 
Através da 8ª ação da Casa da Justiça e Cidadania, os moradores do Coque, que compreende os bairros de São José e Ilha Joana Bezerra, podem fazer exames como teste rápido para HIV, sífilis, mamografia e preventivo (teste de Papanicolau), além de aferir a pressão arterial e medir a glicose. A população também pode receber atendimento de profissionais de Clínica Geral, Nutrição, Odontologia, Oftalmologia, Dermatologia e Pediatria. Para aqueles que necessitam de expedição de carteira de identidade ou profissional, a ação realiza a emissão do documento.
 
Com as ações, o Judiciário pernambucano busca aproximar a sociedade de direitos fundamentais, como lembra a chefe do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Casa da Justiça e Cidadania do TJPE, Djanira Carneiro. "O Tribunal de Justiça de Pernambuco está se aproximando da comunidade, desempenhando o seu papel social, através de ações sociais. Além desta 8ª Ação, a Casa da Justiça, nas atividades de rotina, também trata de mediações judiciais, lidando especialmente com causas de família, orientado juridicamente com auxílio de advogada e realizando encaminhamentos a parceiros", explicou a servidora.
 
Parceiros – A 8ª Ação da Casa da Justiça conta com o apoio da Fundação Altino Ventura (FAV), das secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen), do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), da Aeronáutica, do Serviço Social da Indústria de Pernambuco através do Odonto Sesi, do Centro de Referência da Assistência Social(Cras) e da Secretaria de Defesa Social (SDS).
 
Atuação – Prevista no artigo 15 da Resolução nº 222/2007 do TJPE, a Casa de Justiça e Cidadania é uma unidade multifuncional que visa promover ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de seus problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania é vinculado à Coordenadoria Geral do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos.
 
Programação – 8ª Ação da Casa de Justiça e Cidadania do Coque
 
Quando: de 7 a 11 de novembro, das 9h às 13h
 
Local: Rua Cabo Eutrópio, 178, Ilha Joana Bezerra, no Recife
 
Atividades
 
7/11 (Segunda-feira)
Exames oftalmológicos
Medição de glicose e aferição de pressão arterial
Teste HIV e Sífilis
Vacinação
 
8/11 (Terça-feira)
Exames oftalmológicos
Medição de glicose, aferição de pressão arterial e vacinação
Atendimento em Pediatra
Exame preventivo
 
9/11 (Quarta-feira)
Medição glicose e aferição de pressão
Atendimento em Odontologia
Emissão de RG
Atendimento em Clínica Geral
 
10/11 (Quinta-feira)
Emissão de RG
Medição de glicose e aferição de pressão
Atendimento em Dermatologia
Exame preventivo
 
11/11 (Sexta-feira)
Medição de glicose, aferição da pressão e vacinação
Exame de mamografia
Testes HIV e Sífilis
 
Matéria relacionada
 
........................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada e Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Francisco Shimada | Ascom TJPE