Notícia Destaque

Voltar

Casa de Justiça atende mais de 300 pessoas durante evento no Coque

A ação oferece serviços gratuitos na área de saúde e emissão de documentos, até esta sexta-feira (26/9)

Mais de 300 atendimentos foram realizados durante o primeiro dia do evento promovido pela Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (CJC-TJPE). A ação, que oferece serviços gratuitos na área de saúde e emissão de documentos aos moradores do Coque, acontece até esta sexta-feira (26/9), das 9h às 13h. Os moradores interessados em participar devem comparecer à Casa da Justiça, localizada na Rua Cabo Eutrópio, 178, Joana Bezerra.

Esse é o quarto evento promovido pela unidade, que tem dois anos de funcionamento. Para a chefe de Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas de Justiça e Cidadania, Djanira Carneiro, a procura surpreendeu. "Muitas pessoas procuraram os serviços oferecidos. Ainda estamos no primeiro dia, mas acreditamos que o resultado será muito positivo", ressaltou.
 
Com um filho de um mês e dez dias, Flaviane Ribero dos Santos aproveitou a oportunidade. "Meu filho precisava fazer um exame e eu não tinha como levá-lo. Então foi muito bom poder ser atendida perto de casa", disse. O bebê fez o teste do olhinho com uma oftalmologista pediátrica disponibilizada pelo Tribunal.
 
A dona de casa Solange Tavares também procurou a unidade para receber as vacinas atrasadas. "O atendimento foi ótimo e não doeu nada. Estou muito satisfeita", avaliou.
 
Durante todos os dias do evento haverá medição de glicose, aferição da pressão arterial, vacinação tríplice viral para crianças de até quatro anos e contra tétano e difteria para adultos, teste do olhinho para medir a acuidade visual de bebês, e exame para detecção de câncer de boca. Nesta quinta-feira também haverá a emissão da segunda via da carteira de identidade - RG e a realização do exame de Papanicolau ou Citologia Oncótica. Já nesta sexta-feira (26/09), serão promovidos exames de mamografia e testes para detecção de HIV e sífilis. Nos dois últimos dias, a unidade promove, ainda, atendimento na área de nutrição.
 
O núcleo de apoio e desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania é vinculado à Coordenadoria Geral do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos. A iniciativa tem como objetivo principal aproximar o Judiciário da comunidade.  A ação conta com a parceria da Diretoria de Saúde do TJPE, do Distrito Sanitário I da Prefeitura do Recife, do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado e do Setor de Odontologia do Serviço Social da Indústria de Pernambuco.
 
..................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE


Foto: Assis Lima | Ascom TJPE