Notícias

Voltar

Casa de Justiça e Cidadania de Olinda oferece diversos serviços aos moradores através da Semana de Cidadania

Marca da Casa de Justiça e Cidadania do TJPE com diversas linhas (traços) formando o telhado e a base do desenho de uma casa

Os moradores de Olinda terão acesso a diversos atendimentos que serão oferecidos na Semana da Cidadania promovida pela Casa de Justiça e Cidadania do município, órgão ligado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Nupemec/TJPE), sediada na Faculdade de Olinda (Fooca). A semana de serviços oferecidos aos moradores da região começa nesta segunda-feira (28/8) e termina na sexta (1/9), das 13h às 17h.

Durante a Semana da Cidadania da Casa de Justiça de Olinda, a população poderá realizar abertura de procedimento na Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem, para a resolução de conflitos; além de obter informações sobre benefícios sociais e previdenciários e orientação jurídica com encaminhamento para o Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon). Os moradores poderão ainda fazer inscrição para casamento coletivo e, os jovens, para o Programa Jovem Aprendiz com elaboração de currículos. Os interessados também poderão fazer cálculo de pensão alimentícia. Outros serviços envolvem a participação em oficinas de saúde e suporte nutricional; aferição da pressão; orientação psicopedagógica; massagem e aplicação de reike, uma técnica japonesa para redução do estresse; e avaliação de postura corporal.

Essa é mais uma das ações promovidas pelas Casas de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que tem como objetivo aproximar a população do Poder Judiciário. O TJPE conta com três Casas de Justiça e Cidadania no Estado, a do Coque, do Bongi e de Olinda. A gerente das Casas de Justiça e Cidadania do TJPE, Djanira Carneiro, enfatizou a importância da ação. “Os atendimentos oferecidos na Semana de Cidadania proporciona ao indivíduo o acesso a serviços básicos de cidadania”, afirmou.

Moradores aguardam, na fila, atendimentoO evento no Coque, que ocorreu de 21 a 25 de agosto, realizou 1.340 atendimentos para a população

Coque - Na 10ª Ação da Cidadania, promovida na comunidade do Coque, de 21 a 25 de agosto, foram realizados 1.340 atendimentos, como emissão de documentos e cadastro no Bolsa Família. A inciativa foi promovida pelo Judiciário estadual, por meio da Casa de Justiça e Cidadania da localidade, em parceria com as secretarias de Saúde Estadual e Municipal, a Secretaria de Defesa Social, a Fundação Altino Ventura, a Aeronáutica e o Serviço Social da Indústria de Pernambuco/Odonto (Sesi).

Serviço

Evento: Semana da Cidadania
Período: De segunda (28/8) a sexta-feira (1/9)
Local: Casa de Justiça e Cidadania de Olinda, sediada na Faculdade de Olinda, localizada na Rua do Sol, 349, no bairro do Carmo.

.........................................................................................................................
Texto: Rayama Alves  |   Ascom TJPE
Revisão: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Imagem: Núcleo de Design e Produção Gráfica | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima  |  Ascom TJPE