Últimas Notícias em destaque

Voltar

Centrais de Agilização Processual do TJPE emitem 381 decisões em sete dias

Fachada do Palácio da Justiça de Pernambuco, com as bandeiras de Pernambuco, do Brasil e do TJPE em primeiro plano e céu azul com poucas nuvens

As duas Centrais de Agilização Processual do Interior (Capis) – de Caruaru e Petrolina – somaram 381 sentenças proferidas entre os dias 15 a 22 de junho, de acordo com relatório fornecido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Setic / TJPE). O resultado foi possível devido à atuação conjunta de 28 novos magistrados, empossados pela instituição em fevereiro deste ano, e obteve outros dados expressivos, como informa o coordenador da iniciativa, juiz Gleydson Lima. "Estimamos que mais de 200 despachos tenham sido realizados também."
 
As ações priorizadas nos julgamentos foram aquelas relacionadas à Meta 2/2016 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que determina o julgamento de pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2012. O juiz Gleydson Lima elogiou o empenho dos novos colegas, que resultou no expressivo número de sentenças e contribui para o cumprimento dos objetivos da instituição. A partir da segunda quinzena de julho, mais três juízes estarão nas Capis, após a finalização do Curso de Formação Inicial à Magistratura.
 
Abrangência das Capis – A Central de Caruaru possui polos de julgamento em Nazaré da Mata e Garanhuns. Inicialmente, as unidades são responsáveis por processos das Varas Únicas de Aliança, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Lajedo e São Bento do Una e da 1ª Vara Cível de Gravatá. Em seguida, o trabalho chegará a unidades da 5ª até a 12ª circunscrições, além da recém-criada 19ª circunscrição.
 
Já a Central de Petrolina abrange os polos de Serra Talhada, Salgueiro e Araripina, que atuam, primeiramente, nas 1ª e 2ª Varas de Salgueiro, nas 1ª e 2ª de Araripina, na Vara Única de Tabira, na 1ª Vara de São Jose do Egito e na Vara Criminal de Serra Talhada. Na sequência, a atividade será realizada nas unidades da 13ª até a 18ª circunscrições, além da também recém-criada 20ª circunscrição.
..............................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Assis LIma | Ascom TJPE