Notícias Notícias

Voltar

Central de Emissão de Antecedentes Criminais adapta-se ao trabalho remoto e realiza atendimento por e-mail

 
A regra é a emissão da certidão de antecedentes criminais obtida diretamente pelo site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para a maioria dos cidadãos residentes em Pernambuco. Mas para aqueles casos que têm processos com o nome parecido do solicitante (homônimos) ou que conste processo contra o requerente, a única alternativa é entrar em contato com a Central de Emissão de Antecedentes Criminais para viabilizar o documento.
 
Em decorrência da pandemia da Covid-19, o setor que fica no Fórum Rodolfo Aurelino, na Capital, está funcionando exclusivamente por trabalho remoto e com expediente reduzido, no horário das 9h às 13h. No entanto, nos casos de solicitações de certidões não obtidas pelo site do TJPE, os atendimentos devem ser feitos apenas através do e-mail antecedentes.tjpe@tjpe.jus.br, onde deverá ser anexado um documento de identificação e o número do CPF do requerente para a realização da pesquisa e emissão da certidão, que será encaminhada também por e-mail. 
 
Mesmo tendo que se ajustar à nova realidade do Judiciário estadual, por conta da pandemia e do trabalho remoto, em 2020 foram emitidas 248.805 certidões através do site do TJPE e 44.755 diretamente pelo setor. O chefe da Central, Maurício Aragão, destaca que sua equipe, mesmo reduzida, conseguiu se adaptar às mudanças e que, em média, as solicitações por e-mail são respondidas em até 48 horas. “Também estamos disponíveis para esclarecer as dúvidas dos cidadãos através dos telefones (81) 3181-0476/ 0470”, comenta.
 
Além disso, para atender os cidadãos que residem no interior do Estado, o TJPE já disponibiliza o serviço de emissão de certidão de antecedentes criminais nas Comarcas Polo de Caruaru, Garanhuns e Petrolina. E as emissões do respectivo documento são realizadas pelo setor de Distribuição dessas comarcas. No entanto, vale lembrar que todo o Judiciário estadual está em regime de trabalho remoto e com expediente reduzido por conta da pandemia.
 
Serviço:
 
Central de de Emissão de Antecedentes Criminais
 
 
E-mail: antecedentes.tjpe@tjpe.jus.br
 
Telefones: (81) 3181-0476/ 0470
 
 ..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Foto: iStock