Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Certidão negativa de antecedentes criminais é emitida pelo site do TJPE

Pessoa acessando o site do TJPEMensalmente, cerca de 25 mil certidões são emitidas por meio do site do Tribunal

Nos casos de aprovação em concursos públicos ou na seleção de um emprego é necessário que o cidadão apresente a certidão negativa de antecedentes criminais, documento fornecido pelo Poder Judiciário. O documento tem o objetivo de informar a existência ou não de registro de antecedentes criminais e que apresenta a situação do indivíduo no momento da emissão do documento.
 
Antes o cidadão tinha que se deslocar até o Fórum da Comarca onde residia para emitir o documento, mas, desde 2011, o procedimento ficou bem mais fácil. As certidões negativas de antecedentes criminais passaram a ser emitidas através do endereço eletrônico do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Em média, 25 mil pessoas solicitam o documento mensalmente. O servidor Maurício Pereira destaca a facilidade no momento de solicitar a certidão. “Obter a certidão negativa de antecedentes criminais pelo site dá mais celeridade na emissão desse documento, otimizando o tempo do cidadão”, afirma.
 
O documento deve ser extraído por meio do site www.tjpe.jus.br. Na aba cidadão, o usuário clica em “antecedentes criminais”; em seguida, no ícone “emitir / validar certidão de antecedentes criminais” e, na sequência, no link “emitir certidão negativa de antecedentes criminais”; posteriormente, seleciona “pessoa física”; depois clica em “prosseguir”; e preenche o formulário com os dados necessários, realizando a solicitação ao final. Clique AQUI também para solicitar a certidão.
...........................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Foto: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira