Notícias Notícias

Voltar

Chefe do Judiciário pernambucano recebe homenagem da DPPE

Presidente do TJPE recebendo medalha e diploma do defensor público-geral do Estado, José Fabrício Silva de Lima
Defensor público-geral do Estado entrega homenagem ao presidente do TJPE 

O chefe do Judiciário pernambucano (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, recebeu, na tarde desta segunda-feira (26/10), a mais alta distinção concedida pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), a Medalha Governador Eduardo Campos, ano 2020. A condecoração visa agraciar as pessoas que apoiam a causa da instituição e foi entregue durante a solenidade de posse dos dez novos defensores públicos estaduais, realizada no auditório da Central de Atendimento da Capital da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, localizado no bairro da Boa Vista. A cerimônia foi transmitida pelo Canal do YouTube da DPPE e cumpriu todas as determinações sanitárias exigidas pela pandemia do Covid-19

O presidente do TJPE falou do orgulho em receber a homenagem. “Aqui não é o presidente do Tribunal que recebe esta medalha. É na verdade o Poder Judiciário que trabalha em harmonia com todos os Poderes e as instituições do estado de Pernambuco. Essa medalha representa, para todos, nós um exemplo de como o estado de Pernambuco toma cuidado com a sua população, trazendo uma Defensoria atuante, com excelentes profissionais, escolhidos por meio de concurso público, e que deverão ser verdadeiros servidores públicos”, afirmou. O promotor de Justiça, Luís Sávio da Silva, também foi agraciado com a distinção.

Durante o evento, o desembargador desejou boas-vindas aos defensores, falou um pouco sobre sua história profissional e destacou a missão dos novos integrantes da DPPE. “Os senhores vão buscar promover a defesa do cidadão, buscando fazer especialmente a justiça e o bem-estar social”, disse o presidente do TJPE, que no seu discurso destacou a integração entre as instituições pernambucanas principalmente durante o período de pandemia.

Defensores e integrantes da mesa da solenidade
Novos defensores tomam posse na Defensoria Pública do Estado de Pernambuco

A solenidade foi presidida pelo defensor público-geral do Estado, José Fabrício Silva de Lima, que falou sobre a alegria em receber os novos defensores e objetivo da instituição. “A nós incumbe a árdua missão de tornar real a proteção teórica prevista na lei. A enxergar o nome, a dor, o rosto, a história de quem, ainda nas palavras de Galeão, só é número. Cabe ao defensor público o desprendimento e o altruísmo, a simpatia e a empatia. Não vos faltará trabalho”, falou o defensor sobre a busca de propiciar o acesso aos direitos e à cidadania garantidos pela Constituição Federal.

Após o juramento e a assinatura do livro de posse, o novo defensor da DPPE, André Pinheiro Cruz, fez um discurso, onde representou todos os seus colegas. Ele agradeceu o apoio da família e dos amigos durante a jornada de estudo e salientou a importância do órgão e de seus integrantes para a sociedade. “Não há democracia sem defensoria pública fortalecida. Somos todos servidores públicos. Nossa missão é servir à população”, declarou.

Compuseram a mesa a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; os presidentes da Assembleia, do TJPE e do TCE, Eriberto Medeiro, desembargador Fernando Cerqueira e Dirceu Rodolfo, respectivamente; o promotor de Justiça Luis Sávio da Silva, que representou o Ministério Público de Pernambuco; o defensor público, Wilton Carvalho, representando a Associação dos Defensores Públicos de Pernambuco; e o subdefensor-geral, Henrique Seixas. 

...........................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções e eventos