Notícias

Voltar

Com participação de moradores, novo Fórum de Tabira é inaugurado

Juiz André Simões Nunes, desembargador-presidente Leopoldo Raposo, prefeito Sebastião Dias Filho e trabalhadora autônoma Maria de Lourdes da Silva

Juiz André Simões Nunes, desembargador-presidente Leopoldo Raposo, prefeito Sebastião Dias Filho e trabalhadora autônoma Maria de Lourdes da Silva

Apresentação de repentistas e poetas, incluindo integrantes do Judiciário e do Executivo, marcaram a inauguração do Fórum da Comarca de Tabira. Depois da composição da mesa de honra, com a presença de uma moradora da cidade, e dos discursos, passava das 21h45, quando a placa comemorativa da nova unidade Judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi descerrada na presença de grande público. A cerimônia aconteceu em 12 de janeiro e contou com a participação do presidente do Judiciário estadual, desembargador Leopoldo Raposo; desembargadores, juízes e servidores; e representantes dos três poderes.

Em lugar de destaque na cerimônia, a catadora de material reciclável Maria de Lourdes da Silva falou da emoção em participar do evento. “Trabalhei aqui com meu marido durante a construção. Estou me sentindo muito importante com o convite”, disse a moradora de Tabira. Para o presidente do TJPE, a presença da população no Fórum indica o caminho seguido pela magistratura estadual. “Esta é a Casa de Justiça é a Casa do Povo. Os moradores de todas as cidades, especialmente aqueles menos assistidos, devem estar em posição de destaque em suas reivindicações, e é papel da Justiça garantir o acesso à cidadania dessas pessoas”, defendeu o presidente.

Com aproximadamente 1,6 mil metros quadrados de área construída e totalmente adaptado e acessível, o prédio possui salas para funcionamento de secretarias e da Vara da Comarca, além da possibilidade de futura ampliação. Também há espaços para funcionamento da Defensoria Pública (DPPE), do Ministério Público (MPPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE); para audiências de custódia e mediação; além de salão do júri.

Público assiste à solenidade

Público prestigiou o evento

Nesta quinta-feira (25/1), em viagem pelo Sertão pernambucano, o desembargador-presidente Leopoldo Raposo lança pedra fundamental do futuro Fórum de Salgueiro e inaugura o novo Fórum de Santa Maria da Boa Vista. Na sexta (26/1), ocorre o lançamento de pedra fundamental de novo fórum da Comarca de Petrolina.

Durante os dois anos de gestão do desembargador Leopoldo Raposo, que se encerra em 5 de fevereiro, foram 51 grandes obras e 57 mil metros quadrados de áreas construídas ou reformadas. Também foram entregues novos fóruns em Goiana, Tracunhaém e Tabira, por exemplo, entre outras localidades. 
...................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Vídeo: Mônica Alcântara – Antonio Santos | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira