Notícias

Voltar

Comarca de Olinda sedia mutirão de conciliação de ações de família

Um mutirão de conciliação para solucionar ações de família acontece de segunda (26/10) a quinta-feira (29/10), das 9h às 18h, na Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Judiciário Estadual em Olinda, no Fórum do município. A iniciativa é da Coordenadoria Geral do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos do Judiciário Estadual. Na pauta do evento constam cerca de 140 processos de família que envolvem divórcio, regulamentação de visitas e pensão alimentícia.
 
As ações são provenientes das três Varas de Família e Registro Civil de Olinda, das duas Varas de Família e Registro Civil de Paulista e das duas Varas Cíveis de Abreu e Lima. O mutirão acontece em quatro salas da Central de Conciliação de Olinda, e conta com o trabalho de uma equipe formada por 25 pessoas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e das Faculdades Integradas Barros de Melo (AESO), sendo cinco conciliadores, 15 voluntários e cinco servidores.
 
Segundo a coordenadora do mutirão, juíza titular da 3ª Vara de Família e Registro Civil, Isabelle Moitinho, o objetivo do evento é desafogar a demanda processual de ações de família tanto em Olinda quanto nas comarcas circunvizinhas. "A celeridade que será dada aos processos será muito importante, principalmente em se tratando de pensão alimentícia, que é uma ação que exige urgência porque envolve o provimento de alimentos para crianças", observa.
 
O mutirão conta também com o apoio da Defensoria Pública do Estado. Dois defensores públicos atuam no mutirão, sendo um no turno da manhã e o outro da tarde. 
 
.........................................................................................
 
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE