Notícias

Voltar

Comarca de Vitória de Santo Antão implanta o Programa Acolher

A Vara Regional da Infância e Juventude da Comarca de Vitória de Santo Antão inicia, nesta segunda-feira (6/7), o processo de implantação do Programa Acolher na unidade jurisdicional. No encontro, realizado na própria Vara, localizada no bairro da Matriz, haverá a constituição do Comitê Gestor Municipal do Programa. Esta será a primeira reunião com a rede ampliada de defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente.

O Programa Acolher faz parte das atividades da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e é um serviço que atende mulheres com interesse na entrega de sua criança para adoção. O objetivo é contribuir para a garantia dos direitos tanto das crianças quanto das mulheres e das famílias no Estado de Pernambuco.

A partir das 13h desta segunda-feira, uma equipe de técnicos e analistas da Vara de Vitória de Santo Antão também recebe orientações básicas sobre os conceitos que norteiam o Programa Acolher. Nesta etapa, serão abordados os fluxos de atendimento e de andamento processual em relação ao tema. O objetivo deste encontro é repassar os conceitos do Programa para toda a rede de proteção que atua na área da infância e juventude na unidade.

A juíza Clenya Pereira Medeiros, da Vara Regional da Infância e Juventude de Vitória de Santo Antão, coordena a implantação do programa na comarca e ressalta a importância da iniciativa. "O Programa Acolher é essencial para evitar que crianças sejam colocadas em situação de risco, ajudando a mulher e seus familiares a compreender as consequências do ato da entrega de uma criança e oferecendo medidas para que estas mulheres sejam amparadas e reflitam antes de tomar qualquer decisão."

............................................................................................

Texto: Ruan Samarone |   Ascom TJPE