Notícias Notícias

Voltar

Coordenador do Núcleo de Conciliação entrega relatório de atividades ao presidente do TJPE

Em 2020, o Núcleo conseguiu ampliar o percentual dos acordos realizados em todo o estado, passando de 32% nos três meses que antecederam a pandemia, para 50% durante os demais meses do ano

O coordenador do Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Erik Simões, apresentou o relatório de atividades realizadas pelo setor em 2020 ao presidente do Judiciário estadual, desembargador Fernando Cerqueira. Entre os resultados alcançados, o destaque foi a Semana Nacional de Conciliação, em formato 100% digital, durante a qual foram realizadas 6.147 sessões com a homologação de 3.304 acordos, o que representou 53% das tentativas de resolução pacífica dos conflitos.

Também participaram da reunião o coordenador adjunto do Nupemec, juiz Marcus Vinícius Nonato Rabelo Torres; o diretor executivo substituto do Núcleo, Edson Dias; a diretora geral do TJPE, Márcia de Carvalho; e o diretor geral adjunto, Marcel Lima. O Nupemec, atualmente, possui 25 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), 34 Câmaras de Conciliação conveniadas, oito Casas de Justiça e Cidadania, dois Proendividados e uma unidade móvel (Programa Justiça Itinerante).

Segundo o coordenador do Núcleo, apesar das dificuldades enfrentadas por conta da pandemia, o serviço continuou sendo prestado à população. “Apesar dos desafios, alcançamos números expressivos. Isso só foi possível graças ao empenho de toda a equipe, dos parceiros e ao apoio da Presidência”, destacou Erik Simões.

Em 2020, o núcleo conseguiu ampliar o percentual dos acordos realizados em todo o estado, passando de 32% nos três meses que antecederam a pandemia, para 50% durante os demais meses do ano. No ano passado, mais de 20 mil audiências foram promovidas, com mais de 10 mil acordos realizados. Ainda durante 2020, houve a inauguração de três câmaras, dois Cejuscs e uma Casa da Justiça e Cidadania.

A divulgação do serviço foi outro ponto ressaltado pelo coordenador. Ao longo de 2020, cerca de 60 matérias foram publicadas no site do TJPE, 40 reportagens em veículos online e mais de 60 matérias em TVs e rádios. Todo o trabalho teve o apoio da Assessoria de Comunicação do TJPE. 
 
O presidente do Tribunal ressaltou o entusiasmo do desembargador Erik Simões como um grande estímulo para a realização do trabalho. “A conciliação é um instrumento fundamental para a Justiça e o trabalho realizado pelo Nupemec tem sido uma referência em todo o país. Os números demonstram o esforço e a disposição de toda a equipe envolvida, que está de parabéns pelos resultados alcançados”, afirmou.

Acesse aqui o relatório na íntegra

Leia também o relatório da Semana Nacional de Conciliação

..............................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Antônio Santos  | Ascom TJPE