Notícias Notícias

Voltar

Coordenadoria Estadual da Família realiza 1º Encontro de Acolhimento às Equipes Técnicas da área

tela de computador com várias pessoas em videoconferência
Encontro aconteceu de forma virtual e reuniu novas assistentes sociais e psicólogas do TJPE
 
Nesta quinta-feira (8/4), a Coordenadoria Estadual de Família (Cefam) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) encerrará o 1º Encontro de Acolhimento às Equipes Técnicas com atuação na área de família. A ação tem como objetivo receber as novas servidoras, assistentes sociais e psicólogas, nomeadas recentemente para compor as equipes da área, em vários polos do Estado.
 
O evento teve início em 1º de abril, sendo realizado em dois dias de forma virtual pelo aplicativo Google Meeting, com cerca de 20 participantes distribuídos entre os novos componentes e os já integrantes da Cefam, que atuaram diretamente na coordenação e na apresentação dos conteúdos. Como docentes, participaram os servidores Bruno Tabosa e Mônica Rocha, ambos da Cefam; Ednalda Barbosa e Marcella Pedroza, assistente social e psicóloga, respectivamente, do Centro de Apoio Psicossocial (CAP). 
 
Para a psicóloga do TJPE, Renata Farias, recém-nomeada que vai atuar na Diretoria do Foro de Caruaru, o encontro foi fundamental para o início de suas atividades no Judiciário. "Chegar ao TJPE e ser acolhida pela Coordenadoria de Família serviu para dimensionar a minha função, sobretudo, diante da implementação da primeira equipe interdisciplinar com atuação nas Varas de Família de Caruaru. O evento possibilitou a compreensão da estrutura organizacional, bem como as estratégias de atuação. Senti-me mais segura e espero que novos encontros sejam viabilizados, tamanha foi sua importância", destacou a servidora.
 
Segundo a coordenadora do encontro, Lara Brasileiro, que atua como secretária geral da Coordenadoria Estadual da Família, foram abordados os seguintes assuntos: a estrutura e atribuições da Cefam; orientações sobre o papel das equipes técnicas na área de família e a relação (funcional e administrativa) destas com outros setores do TJPE; noções de Direito de Família e as normativas nacionais e locais sobre o tema; relatos de experiência sobre a atuação do psicólogo e do assistente social e as múltiplas possibilidades de atendimento aos conflitos familiares que chegam ao Judiciário, entre outros. 
 
No encerramento do evento, nesta quinta-feira (8/4), o desembargador e coordenador da Cefam, Humberto Vasconcelos, deu as boas-vindas e destacou que as novas servidoras vão exercer a digna tarefa de auxiliar os magistrados nas decisões e nos destinos dos processos da área de família do TJPE. 
 
“Basicamente foi uma reunião de acolhimento, muito rica e proveitosa para trocar ideias e apresentar a estrutura da Cefam. Nos dois encontros, discutimos sobre métodos de adequação de resolução de conflitos, incentivo de mediação e composição familiar, ciclo restaurativo, constelação familiar e oficina de parentalidade. Por fim, aproveitamos a oportunidade para desejar às novas técnicas um profícuo trabalho e agradecemos a dedicação que já demonstram para contribuir na solução dos problemas atinentes aos processos de Família”, conclui o desembargador.
 
..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Imagem: Cefam