Notícias

Voltar

Corregedoria da Justiça de Pernambuco convoca juízes para cadastramento na Central de Registro Civil

A Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco convoca os 452 juízes que atuam no Judiciário estadual para se cadastrarem na nova ferramenta que está disponibilizando on-line as certidões de nascimento, casamento e óbito dos cidadãos brasileiros – a Central de Informações do Registro Civil (CRC).  Os magistrados devem enviar seus dados (nome, CPF, telefone, e-mail, vara e comarca) para o e-mail cgj.ati@tjpe.jus.br. Outras informações pelos telefones (81) 3224-1177 ou (81) 3419-3730.
 
O uso da Central, que, em Pernambuco, é controlada pela Corregedoria da Justiça, fornece mais rapidez ao despacho dos processos. Os magistrados podem utilizar a CRC buscando registros, solicitando certidões eletrônicas e enviando mandados de averbação, rapidamente disponibilizados pelo sistema. "Queremos que os juízes se beneficiem de uma ferramenta que desburocratiza o acesso aos dados civis e que, por isso, contribui para diminuir a duração do trâmite jurídico", explica o corregedor geral da Justiça, desembargador Eduardo Paurá.
 
A Central de Informações do Registro Civil está sendo obrigatoriamente alimentada por todos os cartórios do Brasil, que estão em processo de integração ao sistema. Em Pernambuco, mais de 180 dos 280 cartórios de registro civil existentes já aderiram à Central. A Corregedoria instituiu o prazo final de outubro de 2016 para que a digitalização dos documentos que datam desde 1º de janeiro de 1976 seja concluída.
 
Os juízes podem obter explicações sobre a operação do sistema e sobre o cadastramento de funcionários pelo link suportearpen.wordpress.com/2014/08/04/crcjud-adicionar-novo-usuario. A Central de Registro Civil pode ser acessada em sistema.registrocivil.org.br/crcjud.
 
....................................................................................................
 
Texto: Marianne Menezes | Ascom CGJ