Notícias

Voltar

Corregedoria – Fórum de Pesqueira consegue percentual de 91% de conciliações

Os casais fizeram questão de tirar uma foto com o juiz de Pesqueira, Rafael Medeiros Antunes Ferreira

A cidade de Pesqueira recebeu mais uma ação da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco. Os Programas Um Passo a Mais pela Cidadania e a Semana de Conciliação – que conta com parcerias da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, do Juízo de Direito da Comarca, do Cartório de Registro Civil de Pesqueira e da Secretaria de Assistência Social do Município – promoveu conciliações, emissão de documentos, realização de casamentos coletivos e palestras informativas, além de prestação de serviços cartorários.

Participaram do evento duas varas cíveis e uma criminal. Foram designadas 140 audiências e dessas, 127 foram realizadas, o que representa um percentual de 91% de soluções dadas. Dessas, 96 foram conciliações, resultando no percentual de 76%.

Foram realizados 126 casamentos. A cidade toda se envolveu com o evento, foram doados 100 quilos de bolo de casamento. Estiveram presentes diversas autoridades locais, como o prefeito, o presidente da Câmara Municipal, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB, autoridades religiosas, além do cacique da tribo Xukuru.

Para o juiz de Pesqueira, Rafael Medeiros Antunes Ferreira, ficou bem mais fácil e rápido resolver os processos pendentes com a ajuda da equipe enviada pela Corregedoria. "Alguns dados são interessantes. O nubente mais novo tinha 16 e o mais velho 77 anos de idade, e houve até um cubano casando com uma pernambucana. O evento foi grandioso, contando com a presença de muitas pessoas que vieram para assistir. A cidade toda se engajou para tornar a data ainda mais especial aos casais", ressaltou o magistrado. Ele pontuou que iniciativas assim aproximam o Poder Judiciário da população, que passam a perceber que a Justiça está presente e preocupada com a solução célere dos litígios sociais e com a promoção da cidadania. "Fiquei honrado pela oportunidade de participar deste momento", finalizou.

Durante a ação, a equipe especial do Núcleo de Apoio aos Juízes (NAJ) – coordenada pela juíza assessora especial da Corregedoria, Maria Auri Alexandre – e a equipe da Corregedoria Auxiliar para o Serviço Extrajudicial – coordenada pela Juíza Fernanda Pessoa Chuahy de Paula – fizeram a diferença na rotina da comarca de Pesqueira. "A conciliação é um meio alternativo de solução de conflitos que, além de trazer inúmeros benefícios às partes, desafoga o judiciário e possibilita uma prestação jurisdicional célere e eficaz, sendo de capital importância a difusão da cultura da conciliação como busca da paz social", explica o corregedor geral da Justiça, Eduardo Paurá.

...............................................................................

Texto: Rosa Miranda | Ascom CGJ