Notícias

Voltar

Corregedoria utiliza videoconferência para agilizar andamento de processos administrativos

Magistrados e servidores se comunicam através do computador por meio de videoconferência

Audiências envolveram servidores de comarcas no Interior do Estado

A Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco começou a utilizar a videoconferência para agilizar o andamento de processos administrativos contra servidores e magistrados. A primeira audiência por meio da ferramenta foi realizada, de forma piloto, no Fórum Thomaz de Aquino, no dia 27/3, pelo juiz corregedor auxiliar da 2ª Entrância, José Anchieta Félix da Silva. A segunda audiência aconteceu na quinta-feira (30/3).

Além de acelerar a resolução dos processos, a iniciativa vai reduzir gastos. “Nosso foco principal é a agilidade, mas ainda estamos gerando economia para o Poder Judiciário, uma vez que evitaremos os deslocamentos para outras comarcas”, explicou o juiz José Anchieta.

Durante a audiência, foi realizado o interrogatório de um servidor de Trindade que foi representado por irregularidade na conclusão de um processo de execução de pena.  “Uma etapa que deveria ser concluída em dois dias, devido ao deslocamento da equipe, formada por um juiz, dois vogais e o motorista, foi antecipada para uma hora com o uso da videoconferência”, destacou o juiz José Anchieta.

A segunda audiência apurou um Processo Administrativo Disciplinar contra servidor de Petrolina. A sessão foi presidida pelo juiz corregedor auxiliar da 1ª Entrância, Marcus Vinícius Nonato.

O corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Antônio Lima, ressaltou a importância da iniciativa. “Projetos como esse, que buscam agilizar a tramitação processual e reduzem gastos para o Judiciário, têm todo o apoio da Corregedoria”, afirmou.

Notícias

TJPE realiza primeira sessão de julgamento por videoconferência

Primeira Videoconferência Judiciária no sistema prisional do Estado é realizada pelo TJPE
........................................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ
Foto: Agência Rodrigo Moreira