Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Covid-19 - TJPE disponibiliza íntegra de normas sobre funcionamento remoto da Justiça

A Ouvidoria Geral  de Justiça, órgão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), reuniu em um arquivo PDF dez normas do TJPE  e da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) que regulamentam o funcionamento de unidades judiciais, extrajudiciais, e administrativas da Justiça pernambucana nesse período de combate ao Covid-19. A doença foi anunciada como pandemia mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março de 2020 e, por isso, em virtude do risco de transmissão, o Judiciário está funcionando em regime de trabalho remoto. Acesse aqui e confira a íntegra do documento.

Na página 14, é possível conferir o Aviso Conjunto n. 2, de 23 de março de 2020, assinado pelo presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, e pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador  Luiz Carlos de Barros Figueiredo, que suspende, em caráter excepcional, todo o trabalho presencial, nas unidades administrativas e judiciárias do 1º e 2º graus, no período de 23 a 29 de março de 2020.

Essa normativa também garante a prestação dos serviços judiciários de urgência em regime de trabalho remoto; e "estabelece regime de Plantão Judiciário para apreciação dos feitos de natureza criminal, mediante escala mínima de Oficiais de Justiça, nos 1º e 2º grau, para cumprimento de mandados urgentes".

Leis Federais - Além do Aviso Conjunto, estão reproduzidos Atos, Aviso, Recomendação e Provimentos da CGJ-PE para consulta. Inicialmente, o documento reproduz a Medida Provisória n. 928, de 23 de março de 2020, editada pela Presidência da República Federativa do Brasil, que institui o estado de calamidade no país, ocasionado pelo surto do vírus, também conhecido como Coronavírus.  

A lei é seguida pela  Resolução n. 313, editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 19 de março de 2020, autorizando o regime de Plantão Extraordinário em todos órgãos do Poder Judiciário Nacional.

Saiba mais

Presidente do TJPE destaca ações do Judiciário para enfrentar os desafios diante do novo coronavírus

TJPE disponibiliza contatos das unidades judiciárias para facilitar acesso à Justiça pela população

Plantões Judiciários do TJPE também funcionarão remotamente

...................................................................................
Texto: Izabela Raposo  |  Ascom TJPE
Arte : Publicidade e Propaganda | Ascom TJPE