Notícias

Voltar

Curso de Formação Inicial de novos juízes tem aula sobre decisões e sentenças

Juízes reunidos em sala de aula
Novos magistrados participam de aulas na Esmape

A programação do Curso de Formação Inicial dos 20 novos juízes substitutos do Judiciário estadual abordou o tema “Elaboração de Decisões e Sentenças” nessa quinta-feira (5/1). O juiz Ronemberg Travassos ministrou a aula sobre o assunto. Promovido na Esmape – Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a atividade é exigência da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para o exercício da magistratura. Confira mais fotos no Flickr da Esmape.

O juiz Ronemberg Travassos ressalta a importância da troca de experiências proporcionada pela atividade para os juízes em início de carreira com os magistrados mais experientes. “A formação contribui no desenvolvimento da capacidade prática, dialogando diretamente com as perspectivas deles para quando estiverem no exercício da jurisdição nas respectivas comarcas”, concluiu.

Juiz Ronemberg Travassos
Juiz Ronemberg Travassos

O direito de família esteve entre os assuntos abordados na aula. “Na área cível, grande parte dos processos estão relacionados a problemáticas familiares. Nesse sentido, é importante discutir essa prática, considerando que a atuação do Poder Judiciário nesse aspecto é de grande valia para a sociedade”, afirmou o juiz.

Na próxima semana, a atividade formativa abordará assuntos como difusão da cultura, recursos repetitivos, capacitação em recurso da informação e estrutura e funcionamento do TJPE. A carga horária do curso de iniciação tem duração mínima de 480h/aulas ou no mínimo quatro meses.
.........................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Foto: Gleber Nova | Ascom Esmape TJPE