Notícias

Voltar

Desembargador do TJPE inova na avaliação de atendimento ao público

Placa localizada na porta do Gabinete do desembargador Stenio Neiva

Os advogados que atuam nos processos distribuídos para o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Stenio Neiva podem avaliar, a partir deste mês, o atendimento do seu gabinete através de um formulário. Com perguntas simples e com opções do tipo múltipla escolha, representadas por emojis, o advogado ou a parte pode indicar seu grau de satisfação com o atendimento; informar que tipo de serviço foi prestado; e o que mais agradou nele. Há espaços também para suas sugestões, críticas ou elogios.

“O esforço em nossa unidade de trabalho é de nos aproximar da população através da tecnologia de comunicação e no uso de uma linguagem acessível nas decisões judiciais entre outras ações”, detalha o desembargador. Ele explica que a avaliação baseou-se em pesquisa de clima organizacional realizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas, órgão que irá apoiar na disponibilização da ferramenta online, acessível por whatsapp.  As respostas das avaliações serão tabuladas pelo gabinete para posterior monitoramento da qualidade no setor, segundo o magistrado.

Ele destaca, ainda, que o serviço de atendimento do whats, através do número (81) 99403-6572, é bastante acessado e vem refletindo na melhora da agilização processual no setor. Ressaltou também que a recepção ao uso do whats e a avaliação contínua do atendimento está sendo satisfatória, inclusive nas redes sociais onde foram registrados elogios de advogados e do presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte.

O setor também conta com formulários na recepção para que o advogado discrimine o número de seu processo, assunto, e registre seu telefone e email. “As pessoas procuram a Justiça para resolver suas demandas e esperam agilidade, além da qualidade, o que pretendemos alcançar através dessas medidas”.

Despacho virtual - O desembargador Stênio Neiva foi o primeiro desembargador no país a realizar audiência por videoconferência em 2013, inspirado pela iniciativa da ministra Nancy Andrihi, que utilizou a tecnologia em agosto de 2013 no Superior Tribunal de Justiça. O serviço continua ativo até hoje, com agendamento da audiência com o desembargador pelo envio de email para gabdes.stenio.coelho@tjpe.jus.br.

O desembargador Stênio Neiva destaca que, desde aquele ano, o despacho virtual, operacionalizado através do Skype, não apresenta nenhum custo adicional ao Tribunal, pois conta com o suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPE. Segundo ele, a videoconferência auxilia, principalmente, os profissionais que atuam em municípios distantes, já que eles não precisam se deslocar até o Recife para tratarem de sua demanda. “Isso economiza o tempo deles e amplia o acesso à justiça, beneficiando o destinatário final dos processos: o cidadão representado por seu advogado."

......................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Rayama Alves | Ascom TJPE