Últimas Notícias em destaque

Voltar

Desembargador Eduardo Sertório e equipe lançam livro sobre gestão e Justiça com artigos sobre o novo CPC

Lançamento acontece na segunda-feira (10/10), às 18h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife
Lançamento acontece na segunda-feira (10/10), às 18h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife
 
Na próxima segunda-feira (10/10), o Palácio da Justiça, localizado no bairro de Santo Antônio, vai abrigar o lançamento do livro "Gestão e Justiça – 12 olhares sobre o Código de Processo Civil de 2015". O evento acontece às 18h, no Salão Nobre. Coordenada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Eduardo Sertório, a obra traz proposta de modelo de gestão, artigos sobre o novo Código de Processo Civil (CPC) e decisões de interesse público.
 
A ideia da publicação surgiu a partir do trabalho desenvolvido no gabinete, segundo Eduardo Sertório. "A primeira preocupação em um gabinete que se propõe modelo para a cidadania é com a qualidade e a segurança das decisões. Uma vez que conseguimos chegar a uma qualidade adequada nos nossos votos, a minha preocupação voltou-se para a gestão do trabalho. Da troca de informações com colegas e de estudos a respeito, fomos evoluindo nesse plano e, em 2015, passamos ao segundo lugar na quantidade de processos julgados nas Câmaras Cíveis do TJPE. Atingindo a satisfatória qualidade e quantidade no trabalho desenvolvido, nasceu o pensamento de lançar um livro", lembrou.
De acordo com o desembargador, a primeira motivação para a realização da obra foi mostrar à sociedade que hoje os trabalhos nos tribunais são feitos em equipe.
 
De acordo com o desembargador, a primeira motivação para a realização da obra foi mostrar à sociedade que hoje os trabalhos nos tribunais são feitos em equipe. "Não existe mais a figura do magistrado que, isolada e solitariamente, produz suas decisões. Hoje, temos uma metodologia que nos possibilita a troca de informações e todos trabalham com as diretrizes traçadas por mim. Assim, buscamos com essa publicação valorizar o servidor do Tribunal", explicou Sertório.
 
O livro contém três partes. A primeira apresenta um artigo de gestão escrito pelo desembargador Eduardo Sertório e pela servidora Carolina Tapety, contando o histórico do modelo aplicado no gabinete. "É um ponto de partida e não de chegada. Todos temos um modelo na cabeça que acreditamos ser o melhor. O nosso é produto de debate com os colegas magistrados e os servidores do gabinete", afirmou o magistrado.
 
A segunda parte da obra reúne 11 artigos sobre o novo Código de Processo Civil. "Queremos apresentar à sociedade uma gestão com qualidade, quantidade e atualizada. Por isso, convidei dez integrantes do gabinete, comigo 11, para escrever artigos sobre o novo CPC. Cada um trouxe o seu olhar e, com o do leitor, serão 12."
 
Por último, foram compiladas cerca de 30 decisões do gabinete selecionadas pelos servidores. "A maior parte é de interesse coletivo e trata de questões que conversamos em casa, no nosso dia-a-dia, e sobre as quais ainda existem dúvidas, como responsabilidade civil e corte de energia com conta paga."
 
Este é o primeiro livro coordenado pelo desembargador Eduardo Sertório. A publicação é voltada para os operadores de direito. "Esperamos, contudo, que o cidadão comum, ao ler as nossas decisões, que são escritas de forma acessível para o público em geral, possam fazer um bom proveito do material", destacou.
 
Para a servidora Carolina Tapety, uma das autoras do livro, participar da obra foi uma nova experiência e trouxe ainda mais motivação para o trabalho desenvolvido pela equipe. "Esse é o primeiro livro com o qual contribuí. Para a maioria, também foi a primeira experiência e envolveu não só escrever o artigo, mas selecionar decisões, discutir gestão. Trouxe um novo estímulo para tentar novas formas de gestão e reduzir a quantidade de processo no nosso acervo, aumentando a produtividade. Vamos continuar pesquisando, estudando, e escrevendo de uma forma cada vez mais clara e próxima da sociedade, para que o cidadão se interesse em conhecer o nosso trabalho", ressaltou.
 
Também participam da publicação os servidores Adriano Parahyba, Carlos Jar, Ellis Oliveira, Georgina de Brito Alves, João Duque, Maria de Lourdes Zarzar, Mariana Moraes e Renata Campos Raposo. O livro foi organizado por Maria Carla Moutinho Nery e Carolina Tapety.
 
O desembargador Eduardo Sertório falou da alegria e da certeza de que o investimento no servidor vale a pena e traz resultados muito positivos. "Temos certeza de que não estamos enxugando gelo. Estamos fazendo o Judiciário do futuro e é bom sempre lembrar que ousar é preciso", arrematou.
 
Serviço – Lançamento do livro Gestão e Justiça: 12 olhares sobre o Código de Processo Civil de 2015
 
Dia e data: Segunda-feira, 10 de outubro de 2016
 
Horário: A partir das 18h
 
Local: Salão Nobre do Palácio da Justiça, localizado na Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, Bairro de Santo Antônio, no Recife, próximo à Praça da República
................................................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira