Notícias Notícias

Voltar

Desembargador Ricardo Paes Barreto assume cargo de corregedor geral da Justiça do TJPE

O presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, corregedor-geral durante o biênio 2020/2022, transmitiu o cargo para o desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (2/2), a transmissão do cargo de corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Na solenidade, restrita devido à pandemia do coronavírus, o presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, corregedor-geral durante o biênio 2020/2022, transmitiu o cargo para o desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto. O evento, acompanhado por desembargadores da instituição e autoridades estaduais e nacionais, ocorreu no Salão do Júri do Fórum Thomaz de Aquino e foi transmitido no Canal Oficial do YouTube da Ascom TJPE. Confira fotos da solenidade

Após a abertura da cerimônia, o presidente do TJPE e então corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, destacou as iniciativas mais marcantes da sua gestão. Entre elas estavam presentes os Encontros Regionais do TJPE, que contou com a participação de 1.500 integrantes do Judiciário pernambucano, nos quais foram discutidos assuntos sobre gestão, infraestrutura, formação e segurança; a sistematização dos leilões judiciais de bens apreendidos; a inspeção de 100% das unidades judiciárias; a implantação do PJeCor, sistema do processo judicial eletrônico próprio e específico para as Corregedorias, sendo Pernambuco o primeiro estado da federação a implantar o programa; o Justiça Aqui e o pagamento das taxas nos cartórios por meio de PIX. Ao final, o desembargador recitou uma poesia de César Leal. “Tudo o que realizei ficou gravado e o tempo irá dizer o que valeu. O que foi feito o tempo não apaga. O que não foi, foi sonho e se perdeu”. 

Em seguida, foi realizada a leitura do Termo de Transmissão do Cargo para o biênio 2022/2024.  No seu discurso, o novo corregedor-geral, desembargador Ricardo Paes Barreto, agradeceu pela escolha do seu nome por aclamação para assumir a função. “Tenham todos, sem exceção, a certeza da dedicação que empenharei para bem cumprir a missão a mim confiada. Reiterando, como sempre o fiz, desde o início da minha carreira da magistratura, há mais de 30 anos, nosso compromisso ético com a Justiça digna, o qual se expressa na necessidade de fazer com que os magistrados estejam mais próximo da sociedade, preocupados com o bem comum, mais concentrados na construção de uma sociedade justa e igualitária”, disse.

Compuseram a mesa da solenidade, o presidente do TJPE; o novo corregedor-geral da Justiça; o governador do Estado, Paulo Câmara; o prefeito do Recife, João Campos; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto de Medeiros.

Aposição da fotografia - Antes da cerimônia da posse do novo corregedor-geral da Justiça, houve o descerramento da foto do desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo na Galeria de Corregedores Gerais da Justiça de Pernambuco, localizada no 6º andar do Fórum Thomaz de Aquino.

.................................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções