Notícias

Voltar

Desembargador Ricardo Paes Barreto passa a integrar STJ

O magistrado passa a integrar o STJ a partir de 1 de fevereiro

Desembargador Ricardo Paes Barreto

O magistrado vai atuar como assessor instrutor junto à Vice-Presidência do STJ

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, passa a integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a partir de 1º de fevereiro. O magistrado vai atuar como assessor instrutor junto à Vice-Presidência do Tribunal, do qual o ministro Humberto Martins é vice-presidente. A solicitação para assumir o novo cargo foi aprovada durante sessão realizada na Corte Especial na segunda-feira (23/1).

“Será mais um desafio na minha carreira. Já conheci toda a equipe do ministro, formada por pessoas qualificadas e com quem espero compartilhar conhecimento e ajudar no que for possível a manter a excelência dos serviços que estão sendo prestados. O ministro Humberto Martins é uma pessoa de um dinamismo especial, como poucos”, afirmou o desembargador.

Perfil - Ricardo Paes Barreto nasceu no Recife, em 1960. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1985. Fez mestrado em Direito Público, no ano de 2000 na UFPE. Atuou como juiz corregedor auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco no biênio 2002/2003. A partir de 12 de maio de 2012, foi nomeado membro do Grupo de Câmaras de Direito Público, sendo atualmente presidente da 2ª Câmara de Direito Público, atuando ainda como membro eleito da Corte Especial nos anos de 2010 a 2012. Foi diretor da Escola Judicial do TJPE no biênio 2014/2015. No biênio 2011/2013, exerceu jurisdição eleitoral perante o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, do qual foi presidente no mesmo período. Em março de 2014, foi por unanimidade laureado com o título de doutor, pela Faculdade de Direito do Recife, da UFPE.

........................................................................................
Texto: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Foto: Anderson Freitas  |  Ascom TJPE