Notícias

Voltar

Desembargadora do TJPE participa de evento em homenagem às mulheres que atuam na Justiça

Público reunido assistindo palestra da desembargadora Daisy Andrade

Palestra ocorreu no Pleno do Fórum Agamemnom Magalhães, sede do TRT-PE, no Recife

A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargadora Daisy Andrade, participou do seminário “Mulheres na Carreira Jurídica: conquistas e desafios do século XXI”. O evento foi promovido pela a Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Confira mais fotos no Flickr da Justiça do Trabalho.

Em sua fala, a magistrada apresentou a palestra “A participação das mulheres nos tribunais” em que discorreu sobre a cronologia do ingresso de mulheres na cúpula dos tribunais superiores, como também nas Cortes estaduais de Justiça. A desembargadora Daisy Andrade lembrou que a primeira mulher a ser ministra do Supremo Tribunal Federal foi Ellen Gracie, em 2000. Antes dela, um ano antes, Eliana Calmon, ingressou como integrante do Superior Tribunal de Justiça.

Desembargadora Daisy Andrade

Desembargadora Daisy Andrade durante palestra

A magistrada ainda lembrou que a Justiça do Trabalho foi pioneira na inclusão de gênero feminino em cúpulas do Poder Judiciário, pois a primeira magistrada no Brasil a se tornar ministra foi Cnéa Cimini Moreira de Oliveira, em 1990. “De acordo com o último censo do Conselho Nacional de Justiça, realizado em 2013, as mulheres ocupam aproximadamente 36% dos cargos privativos da magistratura no país”, citou a desembargadora Daisy.
 
Além da integrante do TJPE, a desembargadora do TRT-PE, Eneida Melo Correia de Araújo; a juíza trabalhista Laura Cavalcanti de Morais Botelho, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Elizabeth Veiga Chaves; e a advogada Adriana Coutinho também expuseram palestras no evento. O encontro contou com a participação, na abertura, do presidente do TRT pernambucano, desembargador Ivan Valença, e a diretora da EJ6, desembargadora Nise Pedroso.
 
Um grupo musical com 11 vozes femininas do TRT-PE, sob a batuta do maestro Alberico José da Silva, também se apresentou no evento.  Elas interpretaram músicas nordestinas tradicionais de autoria de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Desembargadoras Nise Pedroso e Daisy Andrade

Desembargadoras Nise Pedroso e Daisy Andrade

Notícias relacionadas

Elas têm diferentes nomes, mas todas merecem o mesmo respeito

Vara de Igarassu incentiva a cultura de paz entre homens e mulheres

Justiça pela Paz em Casa promove julgamentos de processos de violência contra a mulher

Tribunal apresenta programação pelo Dia Internacional da Mulher

TJPE divulga artigos de servidoras na Semana da Mulher

Capema TJPE promove ações pelo Dia Internacional da Mulher

.............................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Elysangela Freitas | NCS TRT-PE