Notícias

Voltar

Desembargadores e juízes debatem boas práticas de gestão em Petrolina

O evento foi promovido para magistrados da mesorregião do São Francisco e do Sertão

Petrolina sediou, nesta sexta-feira (7/), a 2ª edição do Projeto Encontro com o Presidente, um evento do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que estimula a troca de experiências sobre boas práticas de gestão. Participaram cerca de 40 magistrados da Comarca de Petrolina e de unidades circunvizinhas das mesorregiões do São Francisco e do Sertão.


O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, abriu o encontro. Estiveram presentes, o corregedor-geral, desembargador Antônio de Melo e Lima; o desembargador Eudes França; além do diretor do Fórum de Petrolina, juiz Francisco Josafá, e do presidente da Associação de Magistrados de Pernambuco (Amepe), juiz Emanuel Bonfim.

O magistrado explicou que o objetivo do encontro é problematizar e trocar experiências com a magistratura pernambucana sobre práticas de gestão. "Queremos ouvir os juízes para que possamos superar as dificuldades, criar alternativas e soluções, oferecendo uma prática jurisdicional mais célere e efetiva. Esse é o ponto fulcral, a finalidade do nosso encontro", informou o desembargador Leopoldo Raposo.

Ao citar as restrições orçamentárias com a crise econômica brasileira, o presidente também enfatizou que o Judiciário Pernambucano tem que ter criatividade para resolver as deficiências de infraestrutura e carência de servidores. "Apesar das restrições orçamentárias, a magistratura pernambucana está cumprindo as metas do Conselho Nacional de Justiça.”

O desembargador Eudes França elogiou a iniciativa do Tribunal. “Reunir juízes com a Presidência; a Corregedoria Geral, com a fiscalização; e a Amepe, representando a categoria, faz do encontro um evento importante e com condições de debater os reais problemas da magistratura.”

O diretor do Fórum, Francisco Josafá, considerou o encontro em Petrolina como uma ação de interiorização e destacou o compartilhamento de ideias. “O debate oxigena a magistratura. Os juízes mais jovens têm o domínio da tecnologia, e os que têm anos de atuação, trazem a experiência consolidada.”

Na opinião da juíza Elisama de Sousa Alves, que atua no município de Afrânio, o encontro aproxima os magistrados das comarcas circunvizinhas. “Conhecer a realidade das outras comarcas é extremamente válida”, reforçou, acrescentando que a oportunidade do presidente do TJPE vir ao interior é excepcional.

Na segunda parte do encontro, o juiz José Raimundo dos Santos Costa apresentou o tema “Boas Práticas no Processo Civil”. Ele mostrou aos participantes como funciona um caso de Gestão Cartorária, mostrando rotinas, com algumas soluções, a exemplo da criação de despachos padronizados e modelos de decisões, priorizando a objetividade e a sintetização.

Participam também do encontro o juiz assessor da Presidência, Isaías Lins, além dos juízes assessores da Corregedoria, Sandra Beltrão, José Anchieta Félix e Marcus Vinícius Nonato.

Relembre o encontro em Caruaru: 

.............................................................................
Texto: Andréa Pessoa | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE