Notícias Notícias

Voltar

Dia Mundial da Água destaca a importância deste recurso para a sobrevivência humana e de outros seres vivos

Seja para beber, fazer comida, tomar banho, lavar roupa ou para qualquer tipo de necessidade básica, a água é um recurso extremamente importante para a nossa sobrevivência e a de outros seres vivos. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março, comemorado esta semana, como o Dia Mundial da Água. Celebrada desde 1993, a data visa conscientizar a população sobre o uso racional e sustentável desse recurso e da sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas.

A Terra possui aproximadamente 70% de água. Desse percentual, cerca de 97% é de água salgada (mares e oceanos) e cerca de 3% doce (rios), podendo ser considerado apropriado para o consumo apenas 0,01% da água doce. Essa quantidade varia e depende do ecossistema de cada local. O Brasil, por exemplo, concentra cerca de 12% do total mundial de água doce superficial. 

Apesar de cada indivíduo ser responsável pelo consumo consciente da água, também cabe ao Poder Público e às organizações disseminar a importância desse recurso e promover ações socioambientais para o melhor aproveitamento dele e de todos os outros existentes. No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o setor responsável pela criação e pelo acompanhamento do Plano de Logística Sustentável (PLS) é o Núcleo de Sustentabilidade (NUCS). O plano é um instrumento estratégico para apoiar a cultura da sustentabilidade e atente à determinação da Resolução nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça. 

Entre as atribuições do NUCS, setor vinculado à Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Coplan), estão planejar e implantar ações para estimular a mudança dos padrões de contratações e consumo; promover parcerias e convênios para implementação de ações de sustentabilidade; e desenvolver ações de sensibilização com o público interno e externo para reduzir o impacto socioambiental e disseminar a cultura da sustentabilidade.

Confira abaixo algumas dicas do Núcleo de Sustentabilidade sobre o consumo consciente.

 - Tome banhos mais curtos e feche a torneira para se ensaboar;
 - Feche a torneira também enquanto escova os dentes;
 - Antes de lavar a louça, retire o excesso de sujeira e feche a torneira enquanto ensaboa as peças;
 - Conserte os vazamentos e deixe as torneiras bem fechadas;
 - Aperte pouco a descarga, de acordo com a necessidade, ou troque por um de duplo acionamento;
 - Lave a roupa com menos frequência ou com a máquina mais cheia;
 - Regue plantas em horários menos quentes e com regador;
 - Troque a mangueira por um balde para lavar a calçada ou o carro;
 - Reaproveite a água da máquina de lavar;
 - Deixe a piscina e a caixa d’água cobertas para evitar evaporação.

............................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Imagem: iStock