Notícias

Voltar

Educação financeira debatida no Fórum do Recife

Palestrantes posicionados lado a lado em auditório

Evento foi realizado através de parceria entre TJPE, Esmape, Febraban, OAB-PE e BC

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Esmape – Escola Judicial, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promoveram um círculo de palestras sobre “Educação Financeira e Formas de Composição de Conflitos”, direcionada a operadores do direito, empresários e pessoas interessadas em aprender a se planejar melhor financeiramente. O evento foi sediado no auditório do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, na tarde dessa quinta-feira (17/11), e contou também com a participação do Banco Central do Brasil (BC).

A conferência inicia a divulgação da XI Semana Nacional de Conciliação, que ocorre entre os dias 21 a 25 de novembro. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com tribunais de todo o Brasil. Na abertura das palestras, a coordenadora-adjunta da Central de Resolução Consensual de Conflitos do TJPE, juíza Karina Aragão, representando o coordenador-geral, desembargador Erik Simões, declarou que o TJPE “ficou muito satisfeito por ter recebido o convite para participar de encontro tão importante para as pessoas”.

A magistrada destacou que a Justiça está mudando o paradigma de ação jurisdicional ao promover a conciliação ao invés da litigância entre as partes. “Por isso, o TJPE, só este ano, treinou 600 servidores para atuarem na conciliação e mediação; agendou mais de 10 mil feitos para a Semana da Conciliação; e instalou a Central de Audiências no Fórum do Recife, com 17 salas no 5º andar deste prédio para viabilizar as audiências de conciliação e mediação para ações cíveis, conforme previsto no novo Código do Processo Civil”, lembrou a juíza.

Após a abertura, o coordenador-adjunto da Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Capital – Núcleo Proendividados, juiz Breno Duarte, falou sobre como o cidadão pode planejar melhor seu orçamento. Os representantes da OAB-PE, Ricardo Kalil Lage, Ewerton Kleber e Soraya Nunes, e o representante do BCB, Isolaquio Mustafá Filho, também falaram no encontro. O BCB disponibilizou quatro folders didáticos para o público: O Hábito de Poupar; Sonhos: A Educação Financeira Pode Ajudar; O Uso do Crédito; e Elimine o Desperdício e Faça o seu Dinheiro Valer.
..................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Jean Oliveira | Agência Rodrigo Moreira