Notícias

Voltar

Em parceria com universidade, TJPE promove ação de cidadania no bairro da Imbiribeira

O Tribunal de justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (Nupemec), promove, em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), atendimentos na área jurídica, de saúde e de bem estar. A ação de cidadania acontece neste sábado (28/4), das 8h às 12h, na sede da instituição de ensino, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 2.169, no bairro da Imbiribeira, no Recife. O Judiciário atenderá os cidadãos por meio de ônibus adaptado do programa Justiça Itinerante. O serviço móvel do Tribunal leva até as comunidades equipes voltadas a orientação jurídica, sessões de conciliação, e marcação de audiências pré-processuais. 

Na programação, totalmente gratuita, estão previstas orientação jurídica e conciliação de conflitos, com abertura de procedimentos pré-processuais com distribuição automática para os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) do TJPE. As questões que poderão ser resolvidas são divórcio, pensão alimentícia, conflito entre vizinhos, cobrança de dívidas e reconhecimento de paternidade.

Para ser atendido, o cidadão precisa levar cópia do RG e do CPF e comprovante de residência. Também é necessário estar com comprovante de cartão de conta bancária (em casos de pensão alimentícia), cópia e original de certidão de casamento (em casos de divórcio) e cópia de certidão de nascimento de criança (em casos de pensão alimentícia). Caso o cidadão queira inscrever antes o conflito para solução no evento, pode se dirigir ao Núcleo de Prática Jurídica da Universo.

No local, haverá também os serviços de emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito; teste de hepatite; aferição da pressão arterial; teste de glicemia; emissão de 2ª via de contas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), além de negociação de débito, inscrição de tarifa social de titularidade e solicitação de linha telefônica.

O público contará também com orientação nutricional ministrada pelos estudantes do curso de nutrição e palestra sobre riscos de adoecimento e agravos no cotidiano que abordará temas como automedicação e postura. No local, ainda haverá a campanha nacional de vacinação contra Influenza. Além do TJPE, o evento conta também com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, da Clínica Sim, da Celpe, da Compesa, e do Núcleo de Assistência as Pacientes (Naphae).
..................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE