Notícias

Voltar

Em visita ao Palácio da Justiça, estudantes conversam com o presidente sobre cidadania

Estudantes reunidos com o desembargador Leopoldo Raposo no Pleno do TJPE

Estudantes do curso de Direito da Faculdade dos Guararapes estiveram no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário de Pernambuco, em atividade promovida pelo projeto TJPE de Portas Abertas. A visita aconteceu na quarta-feira (31/5) e contou com a presença do presidente da Corte estadual, desembargador Leopoldo Raposo. Confira mais fotos no Flickr do Tribunal pernambucano.

“Promover justiça significa possibilitar a todos a mesma oportunidade, não tendo apenas a função exclusiva de julgar ações entre João e Maria. Conscientizar as pessoas sobre os seus direitos de cidadania é uma de nossas funções. Quando nós conhecemos os nossos direitos, nós podemos lutar por melhorias. Não no campo da violência física, mas pelo poder da persuasão, do conhecimento e da argumentação. Cientes do nosso direito de cidadania, nós vamos transformar a sociedade e alcançar o direito de todos à cidadania. Nós precisamos aproximar o Judiciário das comunidades de baixa renda, para que as pessoas dessas comunidades possam ter consciência da cidadania. Quando nós conhecemos a realidade das injustiças e disparidades sociais, nós não devemos nos adaptar a tal realidade social. Como disse o educador Paulo Freire, não podemos assumir uma posição ingênua de mera contemplação dos fatos sociais. Nós temos de mudar, transformar essa situação. Mudando essa realidade, nós teremos uma nova sociedade. E vocês, jovens, são os protagonistas das mudanças sociais”, disse o presidente do Judiciário estadual, desembargador Leopoldo Raposo, aos futuros operadores do Direito, no Salão de Sessões do Pleno do TJPE.

O TJPE de Portas Abertas é organizado pela Assessoria de Cerimonial por meio de Relações Públicas. O projeto conta com o apoio da Presidência, da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Gestão de Pessoas. Teve início em outubro de 2016 e, a princípio, recebia apenas estudantes de escolas públicas. Agora o programa ampliou o público alvo e recebe também servidores do Tribunal, universitários e turistas. Informações através do e-mail cerimonial@tjpe.jus.br
.................................................................................................
Texto e fotos: Francisco Shimada | Ascom TJPE