Notícias

Voltar

Encontro em Caruaru proporciona troca de experiências sobre boas práticas de gestão

Magistrados reunidos em auditório

O Projeto Encontro com o Presidente propiciou a troca de experiências das unidades judiciárias

Com o objetivo de tornar a justiça mais ágil e eficiente, a partir da troca de experiências de boas práticas de gestão, foi iniciada, nesta sexta-feira (24), a 1ª edição do Projeto Encontro com o Presidente. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi realizado no Fórum de Caruaru e contou com a participação de mais de 40 juízes das unidades dos municípios circunvizinhos. Confira mais fotos no Flickr do Judiciário estadual.
 

Na abertura do encontro, o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, enfatizou que o intercâmbio entre os magistrados vai proporcionar otimização dos processos de trabalho tanto dos juízes quanto dos servidores. "A partir das boas práticas de gestão, poderemos construir alternativas e soluções para serem aplicadas em todo o Poder Judiciário de Pernambuco, trazendo consequentemente, uma metodologia e uma padronização de procedimentos. Na prática, isso refletirá na melhoria da prestação jurisdicional".
 
Para o juiz Célio Leite, do Juizado Cível de Gravatá, o encontro foi inovador. "O evento é um sinal de aproximação da gestão com os juízes. Permitiu que a alta cúpula do TJPE transmitisse sua experiência e recebesse, de nós, as especificidades das unidades judiciárias. Além disso, tivemos contato com a administração para resolvermos os problemas e pendências sem que precisássemos ir ao Recife.”
 
Na mesa de abertura, estiveram presentes, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio de Melo e Lima; o 2º vice-presidente, Fernando Martins; os desembargadores Humberto Vasconcelos e Sílvio Neves Baptista Filho; o presidente da Associação de Magistrados de Pernambuco (Amepe), Emanuel Bonfim; e o diretor do Fórum de Caruaru, José Thadeu dos Passos.
 
Logo depois, foram formados dois grupos, das áreas cível e criminal, com apresentação de “cases” de boas práticas de gestão. O juiz Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo debateu sobre as questões das audiências de custódia e incentivou a utilização do malote digital com o propósito de dar celeridade aos processos.   Já o juiz José Raimundo Vieira falou sobre as rotinas para agilização processual, definição de metas e melhoria na comunicabilidade nas unidades judiciais.
 
No período da tarde, o diretor-geral, Ricardo Lins; o secretário de Gestão de Pessoas (SGP), Marcel Lima; a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Juliana Neiva; o secretário de Administração (SAD), Clarissa Amaral; e o secretário Judiciário (Seju), Carlos Gonçalves, atenderam às demandas dos juízes.
..............................................................................
Texto: Andréa Pessoa | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE