Últimas Notícias em destaque

Voltar

Encontro Nacional de Presidentes de Tribunais debate agilização processual

Participaram do encontro, os desembargadores Eurico de Barros, Leopoldo Raposo, Fernando Cerqueira, Rogério Fialho e Edilson Nobre
Participaram do encontro, os desembargadores Eurico de Barros, Leopoldo Raposo, Fernando Cerqueira, Rogério Fialho e Edilson Nobre
 
No Brasil, há atualmente 100 milhões de processos judiciais, tendo a cada cinco segundos, um novo processo ingressando na Justiça brasileira. Foi com esta estatística que o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Humberto Martins, abriu o Encontro Nacional de Presidentes de Tribunais e Diretores de Escolas de Formação de Magistrados. O evento aconteceu nesta terça-feira (23), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
 
De Pernambuco, participaram o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo; o diretor-geral da Escola Judicial do TJPE, desembargador Eurico de Barros; o secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira; além do presidente do TRF da 5ª Região, desembargador Rogério Fialho; e do diretor em exercício da Escola do TRF da 5ª Região, Edilson Nobre.
 
Durante o evento, foram apresentados estudos e conteúdos programáticos, elaborados por um grupo de trabalho, sobre "Demandas repetitivas e os Grandes Litigantes". O objetivo é subsidiar magistrados e estabelecer estratégia educacional na pacificação de conflitos em meio à explosão da litigiosidade no Brasil.
 
Para o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, o fenômeno das demandas repetitivas, previsto no novo Código do Processo Civil, vai favorecer o Judiciário. "As demandas repetitivas vão uniformizar entendimentos e possibilitar a agilidade no julgamento dos processos", explicou o magistrado.
 
O ministro Humberto Martins afirmou que analisar o fenômeno das demandas repetitivas é importante para alcançar uma justiça rápida. "O Poder Judiciário que queremos é o poder do diálogo, do entendimento, mais ético e que saiba decidir bem e com qualidade".
 
Humberto Martins assume a vice-presidência do STJ no próximo dia 1º de setembro, na gestão da ministra Laurita Vaz, que na mesma data assume a presidência do Tribunal. A partir de então, a Enfam estará sob o comando dos ministros Maria Tereza de Assis Moura e Napoleão Nunes Maia Filho, como diretora-geral e vice-diretor, respectivamente.
...................................................................................................................................................
Texto: Andréa Pessoa | Ascom TJPE - Com informações da Enfam
Fotos: Diretoria/Ejud-TJPE