Notícias

Voltar

Equipe do projeto Memorial Digital participa de curso de formação para uso de sistemas de informática

Servidores assistem à parte teórica da aula

Curso foi realizado no Memorial da Justiça, no Recife

Integrantes do grupo de trabalho do projeto Memorial Digital e do corpo técnico do Memorial da Justiça de Pernambuco participaram de curso de formação para uso do software AtoM, um sistema de informática usado para descrição arquivística. A chefe do Memorial, Mônica Pádua, e o analista de Informática, Guilherme Matheus – através da Tangram Cultural, parceira do projeto – ofereceram o curso em 19 de julho, em aulas realizadas na sede do Memorial, localizado na avenida Alfredo Lisboa, s/n, bairro do Brum, no Recife. Em outro momento, o grupo será capacitado para utilizar o sistema Archivematica, um tipo de repositório de arquivos utilizado para a preservação dos acervos.

O Memorial Digital tem o objetivo de digitalizar 500 processos criminais da comarca do Recife, pertencentes ao período imperial brasileiro. A previsão é que o material esteja online e à disposição do público em janeiro de 2018. O projeto conta com financiamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco.

Servidores em aula prática

Aulas foram divididas em teóricas e práticas

Durante o encontro, Mônica Pádua abordou o padrão de norma internacional para registro de autoridade arquivística. A servidora também falou sobre a norma ISAAR (CPF) e a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), baseada na norma internacional ISAD(G), que serve para descrição padronizada de acervos arquivísticos. Já o analista Guilherme Matheus apresentou as funcionalidades dos sistemas e como a equipe que está trabalhando à frente do Memorial Digital pode utilizá-los. O grupo aprendeu na teoria e na prática. Mônica Pádua lembrou ainda o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na instalação dos sistemas para agilizar a execução dos trabalhos.

Notícia relacionada

Memorial Digital do TJPE digitaliza acervo com 500 processos do período imperial
......................................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Memorial da Justiça