Notícias

Voltar

Escola Judicial de Pernambuco concede Medalha de Honra ao Mérito a personalidades do mundo jurídico

A Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (EJ/TJPE) realiza a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito a 21 personalidades, nesta quarta-feira (12/8), a partir das 10h, na Sala de Sessões do Pleno, do Palácio da Justiça. A comenda, que representa a mais alta condecoração da instituição, é concedida para homenagear pessoas físicas e jurídicas nacionais com relevantes serviços prestados à Escola Judicial.
 
A medalha será entregue ao presidente do TJPE, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves; ao diretor da EJ/TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; ao vice-diretor da Escola Judicial, desembargador Stênio José de Souza Neiva; aos desembargadores do Judiciário estadual Jovaldo Nunes Gomes, José Fernandes de Lemos, Jones Figueiredo Alves, Leopoldo de Arruda Raposo, Eurico de Barros Correia Filho, Fernando Cerqueira Noberto dos Santos e Cândido José da Fonte Saraiva; aos juízes do TJPE Aluiz Tenório de Brito (in memoriam), Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho, Karina Albuquerque Aragão de Amorim e José André Machado Barbosa; e aos servidores do Judiciário estadual Henio Domingos de Siqueira Santos, Rosalie Ferreira Campos e Simone Santos Neves.
 
Também receberão a comenda o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, o desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins Marco Antony Villas Boas, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco Sérgio Torres Teixeira e o professor da Universidade Federal de Pernambuco Francisco Ivo Dantas Cavalcanti. 
 
Medalha – Instituída no dia 13 de janeiro deste ano pelo diretor da EJ/TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, a Medalha do Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito é dividida nas classes ouro, prata e bronze. 
 
A escolha do nome do juiz Aluiz Tenório de Brito para a medalha é uma homenagem ao magistrado que criou o projeto de fundação da EJ/TJPE, na época denominada Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (Esmape). O projeto foi apresentado em 1985 pelo juiz, sendo a fundação da escola concretizada em 11 de agosto de 1987, pelo então presidente do TJPE, desembargador Nildo Nery. 
 
Nascido no município de Pesqueira, o juiz Aluiz Tenório Brito, ingressou na magistratura pernambucana em 18 de maio de 1962. No biênio 1986/1987 foi presidente da Associação de Magistrados de Pernambuco (Amepe) e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). 
 
.......................................................................................
 
Texto : Ivone Veloso | Ascom TJPE