Últimas Notícias em destaque

Voltar

Estudantes da Escola Rodolfo Aureliano participam do Projeto TJPE de Portas Abertas

A história do Poder Judiciário, a arquitetura do Palácio da Justiça e uma palestra sobre cidadania. Foi assim a manhã desta sexta-feira (18/11) para os 22 estudantes da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, da Várzea, Bairro na Zona Oeste do Recife. Eles participaram de mais uma edição do Projeto TJPE de Portas Abertas, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, enfatizou que iniciativa tem por objetivo aproximar o Judiciário da Sociedade. “A função do Poder Judiciário não é só julgar os casos intersubjetivos entre João e Maria, mas mostrar que todos devem ter os mesmos direitos, ter as mesmas oportunidades. Conscientizar o jovem é muito importante para que eles possam ser protagonistas das mudanças sociais”.

Presidente do Tribunal, professores e estudantes posam para foto no Pleno do TJPE

O presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, palestrou para os estudantes sobre o Judiciário

Na opinião da professora de História, Cleonice Taurino, o projeto trouxe uma oportunidade única para os estudantes. “Para eles, tudo isso é muito novo. O conhecimento do Poder Judiciário com a palestra e a arquitetura do prédio são momentos de aprendizado diferenciado”, explicou ela.

Os estudantes, oriundos do 6º e do 8º ano do Ensino Fundamental, ficaram eufóricos com a oportunidade de conhecer o TJPE. Maria Isabel Santos, do 8º ano, ficou feliz com a iniciativa. “O projeto priorizou os alunos de escolas públicas. É muito raro uma oportunidade dessa”.


Serviço: A escola que quiser participar do projeto pode solicitar agendamento através do e-mail cerimonial@tjpe.jus.br  (grupos de, no máximo, 40 alunos).

......................................................................

Texto: Andréa Pessoa | Ascom-TJPE  
Foto: Assis Lima | Ascom-TJPE