Últimas Notícias em destaque

Voltar

Fórum de Altinho é reformado e recebe nome do juiz José Ferreira de Lima

 
Presidente Frederico Neves reinaugurou o espaço, que ganhou anexo e oferece acessibilidade
 
 
O Fórum da Comarca de Altinho foi entregue à população após reforma, em reinauguração com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, (TJPE), desembargador Frederico Neves, na última quinta-feira (26/11). A sede municipal do Judiciário foi rebatizada com o nome do juiz José Ferreira de Lima, natural de Altinho, que iniciou a carreira aos 17 anos como serventuário da Justiça e dedicou a vida a obras sociais na cidade. Filho do homenageado, o desembargador Antônio de Melo e Lima prestigiou, ao lado dos familiares, a solenidade que lotou o salão do júri.
 
Situado na Avenida João Cassiano, nº 170, Centro do município, o Fórum Dr. José Ferreira de Lima foi construído em 1987 e tem área de 384 m². Além de receber nova pintura, piso e fachada, o prédio passou a contar com anexo para almoxarifado e arquivo. Também se adequou às normas de acessibilidade, com rampas de acesso, banheiros adaptados, vagas exclusivas em estacionamento e piso tátil. A juíza da comarca, Ana Paula Silva de Freitas, afirmou que ela e os servidores sentem-se mais motivados para prestar serviço à população nesta nova estrutura.
 
Na sua saudação, o presidente do TJPE afirmou que a escolha do juiz José Ferreira de Lima como patrono do Fórum de Altinho, aprovada pelo Conselho da Magistratura, corresponde aos anseios da sociedade local. "Não viemos simplesmente reinaugurar um fórum. Este momento revela uma resposta da sociedade de Altinho em relação ao contributo efetivo que foi dado no passado, e não pode ser esquecido, por este que fez muito de importante para Altinho, que foi o Dr. José Ferreira de Lima", destacou o desembargador Frederico Neves, ressaltando os esforços feitos pelo Judiciário Estadual para que a Justiça seja realizada de forma mais expedita, propiciando vida mais tranquila e segura à população local.
 
 
 
Desembargador do TJPE Antônio de Melo e Lima, filho do patrono do novo fórum, discursou em nome da família e destacou a trajetória de dedicação a Altinho do juiz José Ferreira de Lima
 
 
Segundo cidadão de Altinho a ingressar no curso de direito, José Ferreira de Lima tornou-se serventuário da Justiça na década de 1930. Depois, foi promotor público, professor secundarista e, a partir de 1950, juiz, até aposentar-se nos anos 1960. Durante sua trajetória, uniu esforços para construir o primeiro ginásio do município e criou a Sociedade Vicentina, que provia de alimentação, roupas e assistência social os moradores mais carentes. No dia anterior à reinauguração do fórum, comemoraram-se os 101 anos de seu nascimento.
 
Em nome da família, o desembargador Antônio de Melo e Lima agradeceu a homenagem ao pai, sobre o qual falou com emoção. "Sabemos que, para homologar o nome do patrono de um fórum, é pré-requisito que se tenha prestado relevantes serviços ao Judiciário ou exercido função política ou pública no município. Todas as funções foram exercidas com dignidade e honestidade pelo Dr. José Ferreira de Lima, elevando o nome do Judiciário e de seu município natal. Mas o homenageado foi muito além dessas funções, com sua história de luta e vontade de vencer, aliado ao ser humano sem vaidades e comprometido com os mais carentes. Filho único de uma parteira e um sargento, aqui sofreu, lutou, estudou, teve vontade de crescer. Jamais se esqueceu de sua terra, origens e dificuldades. Era um ser humano com amor incondicional por Altinho", discursou.
 
Compuseram ainda a mesa de autoridades da solenidade o defensor público Adalberto de Oliveira Cordeiro Júnior, o promotor de Justiça Giovani de Sá Leite e a primeira dama de Altinho, Márcia Maria Torres Oliveira, representando o prefeito José Ailson Oliveira. O cantor e compositor Jorge de Altinho também prestigiou a reinauguração. 
 
.........................................................................................
 
Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE
 
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE