Últimas Notícias em destaque

Voltar

Fórum de Arcoverde inicia atividades jurídicas e administrativas

Mesa de honra composta por representantes de diversas instituições
A mesa de honra do evento contou com presença do presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo (centro)
 
A população atendida pelo Judiciário estadual na Comarca de Arcoverde, no Sertão, passa a contar com os serviços jurisdicionais oferecidos no novo Fórum da cidade. Na sexta-feira (16/9), o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, fez o lançamento das atividades na unidade. O Fórum Clóvis de Carvalho Padilha fica na rua Antônio de Moura Cavalcante, s/n, bairro do Por do Sol. Confira mais fotos no álbum do TJ pernambucano no Flickr.
 
O novo prédio abriga cinco Varas, sendo duas Cíveis, uma Criminal, uma Regional da Infância e Juventude; Tribunal do Júri; Auditório; Central de Audiências de Custódia; além de Vara da Fazenda, a ser instalada posteriormente. No local, também há espaços destinados ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), à Central de Mandatos e ao Protocolo Geral de Fórum. A estrutura – inaugurada em janeiro deste ano, na gestão do então desembargador Frederico Neves – foi projetada com total acessibilidade.
 
Antes de conhecer o funcionamento da unidade, o público foi recepcionado pela Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte e ouviu os pronunciamentos do desembargador presidente Leopoldo Raposo; do
diretor do Foro, juiz Cláudio Márcio Pereira Lima; e do presidente da OAB-PE / Subseccional Arcoverde, advogado Wdson Pierre. Compuseram, ainda, a mesa de abertura o desembargador Waldemir Tavares, a prefeita Madalena Brito, o defensor público Waldir Pereira, o promotor Hugo Eugênio Gouveia e o tenente coronel Carlos Eduardo de Sá. O juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, Draulternani Pantaleão, e integrantes da Diretoria Geral, da Secretaria de Administração, da Diretoria de Infraestrutura, da Diretoria de Engenharia e Arquitetura e da Assistência Militar também estiveram presentes.
 
Descerramento de placa coberta por um manto azul por representantes do Judiciário e do Executivo
 O evento no Fórum contou também com a presença de representantes de diversas instituições
 
Em sua fala, o desembargador presidente Leopoldo Raposo lembrou que "para chegarmos ao dia de hoje, evidentemente que dependemos do contributo de várias pessoas e instituições. Queremos agradecer a todos que, de alguma maneira, contribuíram com o apoio necessário para objetivar o início das atividades da Comarca neste novo local. O trabalho que hoje está sendo iniciado vai oferecer condições para que o povo tenha a possibilidade de procurar a Justiça, de ter a proteção da Justiça, que não se esgota no julgamento de ações e demandas intersubjetivas. A Justiça tem o objetivo de oferecer oportunidades iguais a todos. Promover a Justiça significa oferecer as mesmas condições. O Judiciário em Arcoverde, neste prédio novo e com apoio de todos, tem melhores condições de oferecer a proteção jurisdicional a quem necessita da Justiça".
 
O magistrado ainda lembrou a contribuição do presidente do TJPE na época da inauguração do prédio – em janeiro deste ano – desembargador Frederico Neves. O desembargador Leopoldo Raposo também destacou a importância da obra para a população de Arcoverde e região. "A Comarca está em festa, não porque estamos inaugurando um belo prédio, porque ele já foi inaugurado pelo desembargador Frederico Neves, mas estamos em festa porque hoje é o primeiro dia de atividades da Justiça de Arcoverde neste novo local. O povo de Arcoverde já estava esperando esse dia, já estava na expectativa de as atividades da Comarca iniciarem num prédio novo", enfatizou Raposo.
 
O juiz Cláudio Márcio Pereira Lima agradeceu o empenho das gestões dos desembargadores Leopoldo Raposo e Frederico Neves, respectivamente atual e ex-presidente do TJPE, para a inauguração e a instalação das atividades no local.  "É com muita alegria que estamos nesta solenidade. Hoje nós podemos dizer que a Comarca tem um Fórum decente para a população de Arcoverde e região. Minhas palavras são de eterno agradecimento. Hoje nós temos condições de trabalho condizentes com a plena prestação dos serviços a sociedade", declarou.
 
Para o advogado Wdson Pierre, o início das atividades representa um ganho para todos. "Hoje é marcado um novo rumo para a Justiça em Arcoverde. A entrega da nova casa do Judiciário à população representa um momento histórico, um engrandecimento do Judiciário local. Esta nova casa permite acolher dignamente toda a população. É uma honra representar a classe dos advogados neste momento", afirmou.
 
Até o final de 2017, as construções de 20 obras do TJPE estão previstas em todas as regiões do Estado. Já licitados estão o Fórum de Tracunháem, além do Datacenter de Camaragibe. Também já foram licitados os projetos complementares das obras da Câmara de Caruaru, do Fórum de Bezerros e da Escola Judicial.
 
Em processo licitatório, encontram-se os Fóruns de Canhotinho, Agrestina e Santa Maria da Boa Vista.  Em fase de elaboração de Projetos e Orçamento, estão os de Tabira, Itamaracá, Limoeiro, Custódia e Toritama e a reforma do 5º andar do Rodolfo Aureliano, no Recife, e Bonito. Em construção, o Fórum de Goiana e agora o de Taquaritinga do Norte. Já em 23 de setembro, será inaugurado o Fórum de Moreno; e o de Serra Talhada, em 14 de outubro.
 
..................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE