Notícia Destaque

Voltar

Fórum de Arcoverde inicia atividades jurisdicionais nesta sexta-feira

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, faz o lançamento das atividades jurisdicionais do Fórum da Comarca de Arcoverde nesta sexta-feira (16). A solenidade acontece às 11h, com a presença de autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo. Um dia antes da solenidade, na quinta-feira (15), o magistrado faz visita à Central de Agilização Processual de Araripina. 
 
De acordo com a diretora de Engenharia e Arquitetura do TJPE, Maria José Marinho, a área do Fórum possui mais de 8 mil m² e o prédio tem 9,9 mil m² de área construída, distribuídos em cinco pavimentos, com 101 vagas de estacionamento para carros, 24 vagas de bicicletas e espaço para 10 motos. O prédio foi inaugurado em janeiro deste ano, na gestão do então presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves.
 
Ela explica que o prédio foi projetado com total acessibilidade, com rampas de acesso ao térreo e elevadores que atendem a todos os pavimentos. "Tanto os acessos internos como externos possuem piso com sinalização tátil, banheiros acessíveis e vagas de estacionamento para portadores de necessidades especiais, conforme exigido pela nova Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR) 9050", destaca Maria José Marinho.
 
O novo prédio terá cinco Varas, sendo duas Cíveis, uma Criminal, uma Regional da Infância e Juventude (com setor multiprofissional, que inclui sala de psicologia e assistência social), além de uma Vara da Fazenda, que será instalada posteriormente. Há um auditório para 151 pessoas, Tribunal do Júri, e Central de Audiências de Custódia. Também há espaços destinados ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), à Central de Mandatos (Cemando) e ao Protocolo Geral de Foro (Progeforo), entre outros. 
 
Em breve, o prédio terá um Juizado Especial Cível; uma Central de Cartas de Ordem Precatória e Rogatória; uma Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem; duas agências bancárias e lanchonete etc. O novo fórum fica localizado na Rua Antônio de Moura Cavalcanti, s/n, Bairro Pôr do Sol.
 
..................................................................................................................
Texto: Andréa Pessoa | Ascom TJPE