Notícias

Voltar

Inauguração da nova sede da Esmape TJPE acontece em 2 de fevereiro

Fachada do novo prédio da Esmape

Fachada do prédio da nova sede da Esmape TJPE

A solenidade de inauguração do novo prédio da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape – TJPE) acontece na próxima sexta-feira (02/02), às 18h. Vizinho ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, Ilha Joana Bezerra, no Recife, o edifício tem cinco pavimentos e aproximadamente 9,8 mil metros quadrados de área construída. Na ocasião, magistrados, servidores e convidados poderão conhecer a instalação e assistir a apresentações culturais.

A sustentabilidade é uma das características da nova estrutura, que conta com sistema de reutilização da água, estação de tratamento de esgoto e coleta seletiva de lixo. Todos os andares possuem acessibilidade para pessoas com deficiência física.

O primeiro andar reúne dois auditórios com capacidade aproximada para 100 e 440 lugares, sala de imprensa, biblioteca com 500 metros quadrados e espaço de convivência. São 20 salas de aula distribuídas pelo segundo e terceiro andares.

O prédio também possui salões compactos para simulação de júri e de audiência, laboratório de informática, parque gráfico e oficina de marcenaria, pintura e elétrica, além de espaços para restaurante com cozinha industrial e cafeteria. O local também irá abrigar o Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

As construções, reformas e reestruturações das estruturas físicas do Judiciário Estadual estiveram entre as ações de destaque do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no biênio 2016-2018. Na gestão do desembargador-presidente Leopoldo Raposo, foram realizadas 51 grandes obras, sendo mais de dez novos fóruns entregues e sete em construção, o que corresponde a 57 mil metros quadrados de área construída.

A entrega do prédio da Escola marca a última inauguração a ser realizada pela atual gestão do TJPE. No próximo dia 5 de fevereiro, tomam posse os novos dirigentes do Judiciário de Pernambuco. O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, foi diretor-geral da Esmape entre 2010 e 2012. Atualmente, o diretor-geral é o desembargador Eurico de Barros Correia Filho.

Esmape – A Escola Judicial tem a finalidade de realizar cursos para formação inicial e aperfeiçoamento continuado de servidores e magistrados do Judiciário Estadual, a fim de propiciar serviços jurisdicionais eficientes à população do Estado. A unidade também atende à orientação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
....................................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Foto: Gléber Nova | Esmape