Últimas Notícias em destaque

Voltar

Inaugurados novos Fóruns de Quipapá e Panelas

 
Em Quipapá, o Fórum Desembargador José Neves está localizado na Rua Edson Lira de Paula, s/n, Vila Canarinho, e tem 1.158 m² de área construída
 
 
As Comarcas de Quipapá, na Zona da Mata Sul, e Panelas, no Agreste, contam com novos fóruns construídos pelo Poder Judiciário do Estado. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Frederico Neves, inaugurou as unidades na última semana, em solenidades que contaram com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, e dos diretores dos fóruns, além dos prefeitos e demais autoridades locais. As obras denotam o esforço do Judiciário Estadual para priorizar o 1º Grau de Jurisdição, com vistas a melhorar a prestação de serviço à população.
 
Em Quipapá, o Fórum Desembargador José Neves está localizado na Rua Edson Lira de Paula, s/n, Vila Canarinho, e tem 1.158 m² de área construída. Já o Fórum de Panelas saiu do Centro do município e passou a ocupar área construída de 1.216,5 m² na BR-104. Ambas as edificações seguem padrão de eficiência energética, valorizando ventilação e luz naturais, além de rampa, piso tátil e equipamentos adequados ao acesso de pessoas com deficiência. Contam com espaço para duas varas, salão do júri, salas para OAB, Ministério Público e Defensoria Pública, além de anexo para depósito e almoxarifado.
 
 
 
Presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, discursa na inauguração do Fórum de Panelas
 
 
Durante as solenidades de inauguração, o presidente do TJPE declarou que a entrega dos novos prédios atesta o compromisso de aproximar o Tribunal do cidadão. "Estamos certos de que estes prédios representam o respaldo do Poder Judiciário ao povo de Quipapá e Panelas, que precisa de um espaço condigno ao ser recebido em busca de atendimento jurisdicional. Os novos Fóruns não representam apenas paredes, pedra e cal. Representam uma Casa de Justiça onde se busca e se faz a Justiça, com magistrados e servidores que desenvolvem suas funções jurisdicionais equidistantes dos interesses das partes, para assegurar a cada um o que é seu", declarou Frederico Neves.
 
O diretor do Fórum de Panelas, juiz Francisco Jorge de Figueiredo Alves, considera a inauguração do novo fórum um marco histórico para Panelas. "Estamos inteiramente comprometidos em fazer jus aos esforços empreendidos pela Presidência do TJPE ao dotar a 1ª instância de melhores condições de trabalho para juízes e servidores, facilitando o atendimento aos membros do Ministério Público, advogados e população em geral", ressaltou o magistrado.
 
 
 
Representantes do Legislativo, Executivo e MPPE participaram da inauguração em Quipapá
 
 
Para o diretor do Fórum de Quipapá, juiz Marcelo Goes de Vasconcelos, a abertura de nova sede significa mais qualidade à prestação jurisdicional. "Apesar da crise financeira no País, a Corte Estadual garantiu o novo fórum, onde poderemos solucionar os conflitos de maneira mais rápida e com melhor qualidade das decisões", afirmou. 
 
Prefeito de Panelas, Sérgio Miranda lembrou que o fórum do município costumava funcionar em prédio cedido pela Prefeitura e agradeceu o investimento feito pelo TJPE na nova edificação. "Hoje, o cidadão de Panelas tem condições de resolver seus conflitos com muito mais rapidez, em uma estrutura mais apropriada", disse. "Tenho certeza de que a união de forças entre o Poder Judiciário, Executivo e Legislativo só trará benefícios aos quipapaenses", completou o prefeito de Quipapá, Cristiano Lira Martins.
 
O presidente da Assembleia Legislativa sublinhou que a atual gestão do TJPE tem marcado época ao preocupar-se com a melhoria do serviço no interior. "É uma gestão coroada pelo êxito não somente pelas obras físicas, mas também pelo aspecto humano, com a valorização de servidores e magistrados", declarou Guilherme Uchoa, destacando projetos como a Câmara Regional de Caruaru, que pela primeira vez levou o 2º Grau de Jurisdição de Pernambuco para além da Capital.
 
....................................................................................................................................
 
Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE
 
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE